Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto de Matemática

Núcleo de Computação Eletrônica

 

Mestrado em Informática

Disciplina:  Aplicações em Internet

Seminário: Internet Ideal

Resumo da Apresentação

03/08/2002

 

Ilan Chamovitz

api@api.adm.br

 

 

 

Professoras

 Claudia Motta e Sueli Mendes


 

 

 

 

Em busca da Internet Ideal:  A  Sociedade do Futuro

Através da chamada Evolução Tecnológica, a sociedade vem buscando, cada vez mais, a melhora da qualidade de vida dos indivíduos e grupos, a aproximação cada vez maior entre grupos com identidades culturais diferentes mas, com respeito às diferenças.  A Sociedade procura o respeito ao equilibrio, busca, mais e mais,  a participação, a cooperação e a colaboração.   Esta seria a base para a Internet Ideal.

Em nossa opinião, a Sociedade do futuro é a Sociedade da Informação.  A Internet Ideal proverá Indivíduos e grupos com facilidades imensas de acesso à informação e ao conhecimento, porém será valorizada cada vez mais a ética e os objetivos sociais. A sociedade do futuro perceberá que a evolução tecnológica tão somente não basta pois, além de se permitir o fluxo veloz de informação,  de forma confiável, também é necessária a Evolução Social isto é, indivíduos pensando de forma mais ampla. De que adianta a tecnologia proporcionar um botão que,  ao ser acionado,  pode  salvar uma vida se também através de um outro botão, semelhante a este, mata-se milhares de pessoas. Percebemos a evolução tecnologica, a facilidade de acesso, mais rapido e por mais pessoas. Porém,  como já mencionamos, a evolução da ética deve obrigatoriamente fazer parte da sociedade do futuro.

Aplicações implementadas em banda larga

Podemos verificar aplicações utilizando a tecnologia de teleimersão, teleradiologia, aplicações para obtenção de diagnosticos urgentes, laboratório virtual, biblioteca digital.

Num nivel mais prosaico,  poderíamos dizer que estamos caminhando para uma integração muito grande de todos os meios de comunicação e entretenimento através da Internet.

A Internet Ideal pelo mundo

Já estamos vivenciando o futuro. É um processo, não tem uma linha divisória pela qual passamos do presente para o futuro. 

 

Um exemplo no Brasil é  a HDTV -  a televisão de alta definição (HDTV – High Definition Television)  transmitindo em tempo real sobre rede IP (Rio Grande do sul, novembro/2001).   Outro exemplo foi o exame do coração de um bebê, realizado através da rede da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).  O ideal é que todos tenhamos acesso, a baixíssimo custo.

 

O Brasil, através do MCT e da RNP, vem acompanhando de perto o desenvolvimento da Internet2, tendo participado de vários encontros de trabalho de seus líderes. A participação formal do Brasil e de suas instituições de ensino superior e centros de pesquisa foi também incluída no acordo de cooperação em tecnologias para a educação, assinado em outubro de 1997, por ocasião da visita do presidente Clinton ao Brasil. Em março de 2000, a RNP e a University Corporation for Advanced Internet Development (UCAID) assinaram o Memorandum of Understanding (MoV) que coloca, definitivamente, o Brasil como parceiro do projeto norte-americano.

 

A conexão do backbone da RNP à Internet2 aconteceu em 29 de agosto de 2001 através do projeto Americas Path (AMPATH). A RNP planeja ainda a configuração de outros enlaces com outras redes acadêmicas avançadas estrangeiras.


            Nos Estados Unidos podemos apontar o projeto americano Internet2 (http://www.internet2.edu/), onde encontramos a parceria entre empresas, governo e cerca de 180  entidades educacionais, em busca de objetivos tais como criar uma rede de alta capacidade para pesquisa, permitir o desenvolvimento de aplicações revolucionárias usando Internet, garantir a transmissão rápida  de novos serviços de rede e de aplicações para a comunidade da Internet.

 

            Na Europa identificamos programas da Sociedade da Informação (http://europa.eu.int/information_society) dentre os quais posso citar o eContent - Programa de Conteúdo Digital Europeu,  previsto para o período de 2001 - 2005.  Outro órgão importante é o @lisS - Alliance for the Information Society, criada pela Comissão Européia - um programa de cooperação com a América Latina.  Em novembro de 2001, em um Fórum realizado no Rio de Janeiro, determinaram-se objetivos, prioridades, métodos de cooperação.  Em abril de 2002 houve um  encontro na Espanha, em Sevilha e em maio houve outro, em Madrid.

 

 

Apresentação na disciplina de Aplicações em Internet

 

 

     A Apresentação preparada e apresentada no seminário teve por objetivo o convite à reflexão sobre a Internet do Futuro, utilizando a leitura de três profissionais que trabalham atualmente com Internet.  Além disso, foram feitas consultas à Internet e a leitura dos textos selecionados  e sugeridos pelas professoras orientadoras, onde pude refletir sobre a amplitude do tema, mesmo antes de consultar as idéias apresentadas pelos entrevistados.

 

   Através de um artigo selecionado pelas professoras, chegamos ao nome de um brasileiro, o Dr Jean Paul Jacob, que  é Gerente de Pesquisas do Centro IBM de Pesquisas de Almaden, Califórnia, USA . É  formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Em 1962 entrou para o Laboratório Nórdico de Estocolmo, já com experiência em outros laboratórios de pesquisa na França e na Holanda. Em 1963 foi designado para o Laboratório de Pesquisas da IBM de San José, Califórnia, nos EUA. Completou sua pós-graduação, obtendo um Master e um duplo Ph.D. em Matemática e Engenharia, na Universidade de Califórnia, Berkeley. Em 1966 voltou ao Centro de Pesquisas da IBM , onde trabalha até hoje. É professor adjunto na Universidade de California, Gerente de Pesquisas na IBM, cientista e professor nos EUA e no Brasil.

Desenvolveu inúmeros projetos na América Latina e organizou seis workshops internacionais em Ciências da Computação; conferencista nacional e internacional. Publicou dezenas de arquivos técnicos e foi co-autor de um livro técnico publicado pela MITI do Japão. Voltou ao Brasil para criar e gerenciar o primeiro Centro Cientifico da IBM na América do Sul, bem como o Instituto de Engenharia de Software, em 1980. Durante vinte anos participou com conferencista e Diretor de Relações Internacionais em vários eventos da SUCESU.

 

            Após pesquisas realizadas na Internet, chegou-se ao Site da IBM que tem links para a página http://www.almaden.ibm.com/cs/informatics/index.html  , que contém várias publicações e imagens das idéias do Dr. Jacob, entre elas:

 

lComputação "invisível".   Da mesma forma que não conseguimos ver os motores em todos os aparelhos que usamos (você já se deu conta de quantos motores tem um carro ou um microcomputador?)

l  A Internet   tenderá   a tornar-se uma utilidade pública. Você só paga o que consumir, assim como a água e a luz.

l Dispositivos   conectarão pessoas, empresas e objetos.  Cada vez mais haverá a ligação entre dispositivos. 

l Criação de um novo universo, apoiado em redes.   Teremos a Internet servindo à sociedade, aos negócios e ao lazer.

 

 

 

 Na apresentação foram representadas as idéias do computador com microcâmeras que vigiam os movimentos da pupila e também uma foto de uma pessoa em uma loja de roupas, olhando para uma tela onde se vê com a roupa escolhida, sem vestí-la, já que suas medidas estão registradas em um cartão inteligente.

 

 

 Foram entrevistados dois profissionais que lidam diariamente com Internet.  O primeiro foi o pesquisador do CNPq, Nilo Serpa.  Doutorando em Física, Arquiteto, Especialista em TIC, é responsável técnico pelo portal do Ministério da Saúde e participa do projeto do Governo Eletrônico.  Nilo propôs, para melhor entendimento, a divisão da Internet em  Internet para Negócios,  Internet para Entretenimento e a Internet Social.  Acredita esta última ser de maior prioridade para o governo, que deve fornecer os serviços necessários a todos cidadãos,  sem exclusão, de forma ideal.

 

  Outro entrevistado foi o Gerente de Internet do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, Luiz Fernando de Aguiar Azevedo. Especialista em TIC e vivenciando diariamente os problemas e possibilidades da Internet e a sua utlização, Luiz Fernando acredita que a Internet ideal seria aquela que permitisse que o usuário tivesse acesso de forma transparente aos recursos desta rede, como área de armazenamento e  processadores.  Outro ponto de interesse seria a ampliação dos serviços disponíveis na Internet, como o projeto que permite carregar cartões bancários com "créditos" a partir do site do banco, através do uso de terminais conectados ao computador.

 

   Sem dúvida, as idéias são muito interessantes e, acredito, possíveis

 

 de serem realizadas.  Resta saber... quando?  Como foi dito anteriormente, não será de um dia para outro, é um processo.  Cabe-nos identificar em que etapa nós estamos, em que já estamos usufruindo deste potencial e o que podemos fazer para acelerar este processo.

 

 


 

Fontes de pesquisa

               I.      Site da Rede Nacional de Pesquisa:  http://www.rnp.br/

   28/07/2002 – 17:00h

 

             II.      Site da União Européia em Linha:  http://www.europa.eu.int/

   28/07/2002 – 15:00h

 

            III.      Site da Sociedade da Informação - Brasil http://www.socinfo.org.br/

   28/07/2002 – 20:30 h

 

      IV. Site do Dr Jean Paul Jacob http://www.almaden.ibm.com/cs/informatics/index.html

    28/07/2002 – 20:30 h

 

      V.  Site Internet2 http://www.internet2.edu/

              28/07/2002 – 20:30 h