MESTRADO EM INFORMÁTICA DO IM/NCE/UFRJ
DISCIPLINA: INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
PROFESSOR  FÁBIO FERRENTINI

TRABALHO SOBRE SOFTWARES EDUCATIVOS


Software para Análise

  1. Software Educativo: Não deixe o menino chorar (apresentado por Carlos R. França)
  2. Software Educativo: Monte o seu palhaço (apresentado por Sandro de Azambuja)
  3. SAVA - Sistema de Apoio à Verificação de Aprendizagem (apresentado por Ilan Chamovitz)
  4. MACROMEDIA Authorware (apresentado por Rafael Nunes Armada)

 


Não deixe o menino Chorar

(por Carlos R.França)   

http://sitededicas.uol.com.br/jogos/jogo_200_words.htm

1º ) INTRODUÇÃO 

O Software educativo por mim analisado, chamado NÃO DEIXE O MENINO CHORAR, apresenta na sua essência uma
dualidade fundamental . Além de lúdico, pode ser explorado para alfabetizar de uma forma abrangente, pois além do
conhecidíssimo jogo da forca, o mesmo apresenta uma dinâmica com expressões faciais e frases de apoio ou de alerta.
Neste Jogo , o educador tem total liberdade inventiva e exploratória com alunos das séries iniciais até a 8ª série do ensino
fundamental.

2º) APLICABILIDADE

Pode ser usado no ensino da língua portuguesa nas séries iniciais , com o educador enfatizando os aspectos primordiais
nessas séries, como: Palavras que se escrevem com S ou Z,
quando usar S, SS ou Ç , ditongos , tritongos e etc. 
O objetivo é acertar para que o MENINO NÃO CHORE !!! Nessa hora o educador pode falar de sentimentos, expressões
de alegrias e expressões faciais de um modo geral.
Várias opções de aplicabilidade surgiram a partir da manipulação desde software simples e eficiente dentro de sua proposta.

3º ) PÚBLICO ALVO

É aplicável nas séries iniciais com fortes recomendações , mas pode ser usado por alunos de todas as séries do ensino
fundamental.

4º) CONSIDERAÇÕES

As maiores vantagens deste Software Educativo, são:Não requer pluging ,é grátis e não cansa com fases confusas e
pouco adequadas para o público ao qual se destina. Creio se tratar de um Software que tem exatamente a cara que um jogo
educativo deva ter. É importante que se use o lúdico sem exageros e efeitos especiais que só servem para tirar o aluno do foco
principal que é a aprendizagem.



5º ) APRESENTAÇÃO E PONTEIRO PARA O SOFTWARE

Click e divirta-se aprendendo :
http://sitededicas.uol.com.br/jogos/jogo_200_words.htm

Voltar ao início


Monte seu Palhaço (por Sandro de Azambuja)

Monte seu Palhaço Tipo: Freeware Produtor: Ringling Bros Site: http://www.ringling.com/activity/clownfun/createaclown.asp Sistema Mínimo: Win95, Pentium 100, 32 MB de RAM Tecnologia utilizada: Flash Idioma: Inglês Faixa Etária: Crianças de todas as idades
 Introdução:  Esse software funciona através de uma única tela onde a criança, através de interação com o Mouse, escolhe as partes (narizes, olhos, sorrisos, cabelos, roupas – chapéu e gravata, maquiagens) que comporão a cabeça de um palhaço.  Objetivo do Software:  Ensinar às crianças uma maneira simples de criar diferentes cabeças de palhaços.  Podem ser criados até 21 diferentes tipos de cabeças.  A qualquer momento da composição de uma cabeça, pode-se reiniciar uma outra através do botão Clean Face que limpa a atual através de uma animação onde uma mãozinha com um pano faz o serviço de limpeza.  Ao se completar uma composição, pode-se clicar em Save o que inicia uma sequência onde a criança é parabenizada (em inglês) por ter concluído o processo, após esse evento, retorna-se para a tela incial com a cabeça limpa.  O software passa o conceito de montagem através da reunião de partes de um todo, de destreza através da utilização do mouse, e de estímulo, através de sons emitidos a cada evento e animações.  Também passa o conceito de limpeza.  Público alvo:  Apesar de definido como sendo para Crianças de todas as idades, penso que poderia ser utilizado por crianças a partir dos 3 anos (ou 2 anos e meio), quando as mesmas apresentam maior destreza no uso do Mouse.  Critícas:  O programa é muito interessante, e consegue manter uma criança de 3 anos e 5 meses (meu filho foi o caso de estudo) entretida por quase 15 minutos, sendo que a mesma criança teve vontade de brincar novamente com o software algumas outras vezes. As críticas negativas são que o botão de Save está associado a um evento que não é o Save tradicional da computação, o que numa primeira instância pode confundir os pais que estão incentivando os filhos, e os termos em inglês podem induzir uma associação equivocada para as crianças não-alfabetizadas.  A animação que limpa a cabeça do palhaço poderia ser mais completa.  Aconselho a quem tem criança em casa que jogue o mesmo via Web ou então envie um correio para sandroazambuja@aol.com pedindo o executável, pois a idéia é simples e divertida.
 Observações:  um fato interessante é que o produtor é um Circo Americano, como pode ser comprovado através do site www.ringling.com
Voltar ao início


 

SAVA - Sistema de Apoio à Verificação de Aprendizagem (por Ilan Chamovitz)

Tipo: Freeware

Produtor: Ilan Chamovitz Site: http://www.api.adm.br/sava Sistema Mínimo: Win95, 486DX4 100, 32 Ram Tecnologia utilizada: Visual FoxPro 6.0
Idioma: Português     Público alvo: Educadores
Introdução: Esse software foi desenvolvido por Ilan Chamovitz, de forma simples, podendo ser utilizado de acordo com a necessidade do educador. Inicialmente foi desenvolvido um módulo com perguntas e respostas comentadas.   Futuramente o autor pretende desenvolver outro módulo, onde o professor recebe as respostas de cada aluno por E-mail, salva em uma pasta determinada e obtém um relatório com as notas, bastando apenas um  clique.  Objetivo do Software: Servir de Apoio à Aprendizagem. O professor monta de 1 a 50 perguntas de múltipla escolha, grava as respostas corretas e o comentário para cada pergunta.  Primeira forma de usar: Imprimir provas O professor pode imprimir as perguntas em papel na quantidade exata de alunos e levar para a escola, ou mesmo imprimir no local da prova.  Pode imprimir também o gabarito, que contém as perguntas, respostas e comentários. Segunda forma de usar: Exercícios à distância O professor pode copiar os 2 arquivos que  compõem o teste em uma pasta e enviá-los por E-mail. Os alunos fazem um teste on-line e verificam seu aprendizado.   Público alvo:  Professores com conhecimento básico de Windows 95. Desejável conhecimento de E-mail para enviar os testes.  Critícas:  A idéia do programa é boa, a interface simples.  Alguns problemas podem ocorrer, por ser uma versão beta.  Observações:  A versão beta pode ser obtida em http://www.api.adm.br/sava
Voltar ao início


Macromedia Authorware (por Rafael Nunes Armada)

Tipo: Software de autoria

Produtor: Macromedia

Site: http://www.macromedia.com/software/authorware/

Download: http://www.macromedia.com/software/authorware/trial/

Sistema Mínimo:

Autoria

· Windows 95, 98, 2000, Me, XP ou Windows NT 4

· 32 MB RAM

· CD-ROM

· 640 x 480, 256-cores

(maiores resoluções e mais cores recomendado)

· 120 MB de espaço livre no HD

· Placa de som compatível com Sound Blaster

Exibição

· 486/66

· Windows 3.1, 95, 98, 2000, Me, XP, ou Windows NT 4

· 16 MB RAM

Tecnologia utilizada: Proprietária, integrando com diversas ferramentas de autoria para web (incluindo animações em Flash)

Idioma: Inglês

Faixa Etária: Como o produto é voltado para desenvolver coursewares, pode ser utilizado para gerar cursos que atendam qualquer faixa etária.

Introdução:

O Authorware da Macromedia é um software destinado à construção de "coursewares". Ele permite a construção de cursos interativos, apresentando seu conteúdo com animações e permitindo funções de navegação, pesquisa e avaliação do aluno.

Objetivo do Software:

Permitir a construção e disponibilizar cursos interativos. O programa se destaca por suas funcionalidade multimídias, ele possui ferramentas próprias para animações simples, mas trabalha também com arquivos feitos em Flash (software da mesma empresa, muito utilizado em web sites para criação de animações em gráficos vetoriais). Ele também apresenta ótimos recursos de navegação, permitindo ao usuário fazer pesquisas por todo o conteúdo, navegar entre páginas ou capítulos e navegação por "backtracking" (mostra ao usuário todo o caminho que ele percorreu até chegar na página corrente). Este último muito importante para evitar a perda de contexto da informação, uma vez que o usuário poderá estar navegando por links variados.

Outro ponto importante é a integração com bancos de dados visando armazenar possíveis avaliações dos alunos. Com este programa o autor pode gerar sistemas de avaliação do conteúdo e desta forma obter uma resposta em relação ao andamento do processo de aprendizado dos alunos.

Por fim, o grande ponto forte do software é utilizar a web como meio de distribuição dos "coursewares". Basta que o usuário tenha um browser e instale um plug-in gratuito fornecido pelo fabricante para que ele possa utilizar os "coursewares". Desta forma o processo de instalação e distribuição fica bastante facilitado. O download do "courseware" não é feito de uma única vez, ao invés ele vai sendo feito aos poucos à medida que o usuário vai navegando pelo curso. Desta forma mesmo usuário com uma conexão lenta podem usar os "coursewares" pela Internet.

Público alvo:

O programa pode ser usado para gerar cursos que atinjam qualquer faixa etária. Podem ser feitos cursos interativos para crianças conhecerem elementos básicos, onde basta que a criança saiba usar o mouse até cursos avançados com ricos recursos de multimídia.

Criticas:

O programa possui muitos recursos, entretanto para criar um curso mais avançado, com muita interatividade e sistemas de avaliação é preciso que a pessoa que "cria" o curso seja um usuário bastante treinado e conheça algumas técnicas avançadas de programação. Desta forma é difícil unir numa mesma pessoa o perfil de "conteudista" do curso e "criador" do mesmo. E mesmo para conseguir uma pessoa bem treinada no programa o total de horas gastas com treinamento é bastante elevado.

Voltar ao início



Revisado em: 18 junho, 2002 .