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MESTRADO EM INFORMÁTICA DO IM/NCE/UFRJ
DISCIPLINA: INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO
PROFESSOR FÁBIO FERRENTINI
TRABALHO SOBRE SOFTWARES EDUCATIVOS
Não deixe o menino Chorar(por Carlos R.França) |
1º ) INTRODUÇÃO
O Software educativo por mim analisado, chamado NÃO DEIXE O MENINO CHORAR, apresenta na sua essência uma
dualidade fundamental . Além de lúdico, pode ser explorado para alfabetizar de uma forma abrangente, pois além do
conhecidíssimo jogo da forca, o mesmo apresenta uma dinâmica com expressões faciais e frases de apoio ou de alerta.
Neste Jogo , o educador tem total liberdade inventiva e exploratória com alunos das séries iniciais até a 8ª série do ensino
fundamental.
2º) APLICABILIDADE
Pode ser usado no ensino da língua portuguesa nas séries iniciais , com o educador enfatizando os aspectos primordiais
nessas séries, como: Palavras que se escrevem com S ou Z,
quando usar S, SS ou Ç , ditongos , tritongos e etc.
O objetivo é acertar para que o MENINO NÃO CHORE !!! Nessa hora o educador pode falar de sentimentos, expressões
de alegrias e expressões faciais de um modo geral.
Várias opções de aplicabilidade surgiram a partir da manipulação desde software simples e eficiente dentro de sua proposta.
3º ) PÚBLICO ALVO
É aplicável nas séries iniciais com fortes recomendações , mas pode ser usado por alunos de todas as séries do ensino
fundamental.
4º) CONSIDERAÇÕES
As maiores vantagens deste Software Educativo, são:Não requer pluging ,é grátis e não cansa com fases confusas e
pouco adequadas para o público ao qual se destina. Creio se tratar de um Software que tem exatamente a cara que um jogo
educativo deva ter. É importante que se use o lúdico sem exageros e efeitos especiais que só servem para tirar o aluno do foco
principal que é a aprendizagem.
5º ) APRESENTAÇÃO E PONTEIRO PARA O SOFTWARE
Click e divirta-se aprendendo :
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Monte seu Palhaço Tipo: Freeware |
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SAVA - Sistema de Apoio à Verificação de Aprendizagem (por Ilan Chamovitz)Tipo: Freeware Idioma: Português Público alvo: Educadores |
Tipo: Software de autoriaProdutor: Macromedia Site: http://www.macromedia.com/software/authorware/ Download: http://www.macromedia.com/software/authorware/trial/Sistema Mínimo: Autoria · Windows 95, 98, 2000, Me, XP ou Windows NT 4 · 32 MB RAM · CD-ROM · 640 x 480, 256-cores (maiores resoluções e mais cores recomendado) · 120 MB de espaço livre no HD · Placa de som compatível com Sound Blaster Exibição · 486/66 · Windows 3.1, 95, 98, 2000, Me, XP, ou Windows NT 4 · 16 MB RAM Tecnologia utilizada: Proprietária, integrando com diversas ferramentas de autoria para web (incluindo animações em Flash) Idioma: Inglês Faixa Etária: Como o produto é voltado para desenvolver coursewares, pode ser utilizado para gerar cursos que atendam qualquer faixa etária. |
Introdução:
O Authorware da Macromedia é um software destinado à construção de "coursewares". Ele permite a construção de cursos interativos, apresentando seu conteúdo com animações e permitindo funções de navegação, pesquisa e avaliação do aluno.
Objetivo do Software:
Permitir a construção e disponibilizar cursos interativos. O programa se destaca por suas funcionalidade multimídias, ele possui ferramentas próprias para animações simples, mas trabalha também com arquivos feitos em Flash (software da mesma empresa, muito utilizado em web sites para criação de animações em gráficos vetoriais). Ele também apresenta ótimos recursos de navegação, permitindo ao usuário fazer pesquisas por todo o conteúdo, navegar entre páginas ou capítulos e navegação por "backtracking" (mostra ao usuário todo o caminho que ele percorreu até chegar na página corrente). Este último muito importante para evitar a perda de contexto da informação, uma vez que o usuário poderá estar navegando por links variados.
Outro ponto importante é a integração com bancos de dados visando armazenar possíveis avaliações dos alunos. Com este programa o autor pode gerar sistemas de avaliação do conteúdo e desta forma obter uma resposta em relação ao andamento do processo de aprendizado dos alunos.
Por fim, o grande ponto forte do software é utilizar a web como meio de distribuição dos "coursewares". Basta que o usuário tenha um browser e instale um plug-in gratuito fornecido pelo fabricante para que ele possa utilizar os "coursewares". Desta forma o processo de instalação e distribuição fica bastante facilitado. O download do "courseware" não é feito de uma única vez, ao invés ele vai sendo feito aos poucos à medida que o usuário vai navegando pelo curso. Desta forma mesmo usuário com uma conexão lenta podem usar os "coursewares" pela Internet.
Público alvo:
O programa pode ser usado para gerar cursos que atinjam qualquer faixa etária. Podem ser feitos cursos interativos para crianças conhecerem elementos básicos, onde basta que a criança saiba usar o mouse até cursos avançados com ricos recursos de multimídia.
Criticas:
O programa possui muitos recursos, entretanto para criar um curso mais avançado, com muita interatividade e sistemas de avaliação é preciso que a pessoa que "cria" o curso seja um usuário bastante treinado e conheça algumas técnicas avançadas de programação. Desta forma é difícil unir numa mesma pessoa o perfil de "conteudista" do curso e "criador" do mesmo. E mesmo para conseguir uma pessoa bem treinada no programa o total de horas gastas com treinamento é bastante elevado.