RELATÓRIO SOBRE O NTE- RIO- 1 ( CATETE )
Levantamento feito por Carlos R. França e Ilan
Chamovitz.
Complementação de Rafael Nunes Armada e Sandro de
Azambuja
UFRJ/IM/NCE - Mestrado em Informática na Educação
Fotos e video do NTE Rio 1 em http://www.api.adm.br/ufrj/videorio1.htm
Considerações iniciais:
Dentre os
NTE’s pesquisados , este foi o que mais chamou atenção. Cremos que o fato de
termos tido contato direto e presenciado o trabalho por lá desenvolvido, tenha
influenciado muito as nossas impressões.
Apresentação
e recursos :
Os
recursos tecnológicos e humanos do NTE -RIO-1 , são fortes. Estão bem servidos
por amplas salas de estudos e dois bons laboratórios com maquinário que atendem
perfeitamente aos trabalhos por eles realizados. Além disso estão conectados a
internet com link dedicado.
Possuem
também recursos de vídeos , que estão viabilizando uma parceria entre os
programas com TV ESCOLA e SALTO PARA O FUTURO.
Projetos
em andamento :
Módulos
Básicos A e B :
No módulo A , os professores aprendem
a lidar com os recursos básicos do windows , aprendem a criar pastas ,
extensões de arquivos, configurações e área de trabalho....
Neste
módulo os professores” alunos” , geralmente não sabem nem ligar a máquina.
Depois que os adquirem um certo manejo, é ensinado a lidar com o pacote
Ms-OFFICE.
A
primeira ferramenta do pacote é o WORD.
No
módulo B, é
ensinado os recursos do Software de apresentação, POWER POINT; é ensinado a
trabalhar com planilhas usando o EXCEL e por fim os professores “alunos”
Aprendem
a navegar na INTERNET e a explorar os recursos da mesma.
Passada
essa etapa , começam os MÓDULOS AVANÇADOS
A e B.
No
Módulo avançado A, são
ensinadas as técnicas e etapas de elaboração de projetos. Nesta fase, os professores alunos utilizam uma sala
especial para reuniões e elaborações de projetos. A partir deste ponto, as
aplicabilidade da Informática Educativa
passa a ser mais enfatizada pelos Multiplicadores do NTE- RIO –1, numa
abordagem cientifica, no intuído de orientar e apoiar os projetos que nascerão
e serão aplicados pelos respectivos professores “alunos” em suas escolas.
Neste
módulo são ensinadas as etapas e normas de elaboração de um projeto com
sugestões de Jornais, pesquisas, fórum e etc.
No
módulo avançado B, ensina-se a usar os recursos inerentes aos
Software de aprendizagem colaborativa. É usado o software LEARNING SPACE, da Lotus Notes , os
resultados alcançados são fantásticos, haja visto a gama de recursos visuais e
interativos que este software possui.
Foram
desenvolvidos projetos em vários assuntos - de educação sexual à crise
energética. Os professores tem neste software um aliado fortíssimo para se trabalhar interdisciplinaridade.
Todos
os projetos citados passam por inspeção do MEC e estão obrigados a gerar
relatórios anuais dos mesmos.
Conclusões
Negativas
: Numa maneira geral , os aspectos negativos ,
ficam por conta da falta de recursos dos professores alunos, que participam das
aulas por conta própria em seu horário de folga, gastam com transporte e na
maioria das vezes sentem-se frustrados por
saberem que suas escolas não possuem os recursos mínimos funcionais ;
como e quando que eles poderão melhorar suas aulas a partir dos novos conhecimentos
adquiridos !?!
É claro
que isso afeta os multiplicadores e indiretamente o NTE. Melhor seria se os
governos pudessem democratizar o uso da informática , sem sobrecarregar os
professores com turmas hiper lotadas e poucos recursos para se trabalhar na
formação dos nossos jovens.
Por isso,
tivemos a impressão de estar falando sobre a educação de um outro país, ao
constatar o que é feito pelo NTE- RIO - 1
e o contraste com a realidade das escolas que não são tidas como Escolas
vitrines.
Positivas: A qualificação dos Multiplicadores
foi algo surpreendente , ainda que não sejam experts tecnicamente falando,
sabem exatamente o papel deles na Informática Educativa e estão compromissados
com os objetivos a serem alcançandos,
tendo como ferramenta a tecnologia educacional.
Um outro
aspecto altamente positivo, foi
observar o interesse dos
professores “alunos” e o comprometimento com o resultado dos multiplicadores.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos
a toda equipe do NTE- RIO – 1 pela a acolhida
e esperamos vê-los sempre
trilhando a estrada do futuro pela Informática na Educação.
Vejam
também o vídeo que faz parte deste nosso levantamento em http://www.api.adm.br/ufrj/videorio1.htm
MAIS
INFORMAÇÕES:
Veja abaixo o levantamento de recursos e da situação atual do NTE Rio 1, realizado pelos colegas
Rafael Nunes Armada e Sandro de Azambuja:
NTE
Rio 1
Tel. 21-2558-0944
O site do NTE Rio, http://www.nterio1.hpg.ig.com.br/index.htm, infelizmente está
desatualizado sendo que um novo site está em processo final de construção,
porém ainda não foi colocado no ar devido ao fato da Secretaria de Educação do
Estado do Rio de Janeiro não ter liberado um endereço de internet para isso.
Foram feitas duas visitas ao NTE, localizado dentro do Colégio Estadual
Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Através de entrevistas feitas com dois
multiplicadores, foram colhidas as seguintes informações abaixo,
disponibilizadas através de tópicos.
1 - Trabalham no NTE seis multiplicadores, todos com especialização em
Informática na Educação. A saber:
Edilene Noronha Rodrigues
Hermes Alexandre de Brito
Vânia Maria Silva Seidel
Laura Maria Coutinho
Ieda Carvalho Sande
Maria Silva Ávila
Curiosamente quase todos os Multiplicadores fizeram sua Licenciatura em
áreas distintas, são elas: Biologia, Educação Física, Química e Português.
Um pouco de história: considera-se o projeto AME (Atividade
Multiplicadoras nas Escolas – 1994) como o precursor do primeiro curso de
especialização em Informática na Educação dado na UFRJ. Nesse projeto eram
preparados professores que saíam pelos municípios do Rio de Janeiro fazendo a
sensibilização dos professores da rede pública, através de treinamentos. Para isso, os computadores eram também
transportados para que viabilizar esses treinamentos.
2 - Recursos: Como estão sendo repassados pelo PROINFO e como é
utilizado?
As verbas enviadas pelo governo federal estão sendo repassadas
corretamente pelo Estado. Essa verba é
utilizada para fazer cursos, comprar vale-transporte, pequenos reparos de
infra-estrutura, etc. Não é possível utilizar a verba para aquisição de alguns
itens, por exemplo, equipamentos e periféricos de informática. Cerca de 30% da verba é repassada para a
escola Amaro Cavalcanti, pagando os custos de utilização do ambiente (luz,
telefone, etc). O NTE possui autonomia
para fechar parcerias com empresas, viabilizando recursos necessários para o funcionamento
do mesmo.
3 - Qual a quantidade de professores treinados ao ano e como esses
professores tomam conhecimento dos treinamentos existentes?
Em torno de 600 professores são treinados ao ano. O NTE procura divulgar a existência dos
cursos que lá são oferecidos, através de sensibilizações feitas com os próprios
professores que passam pelos treinamentos e através de palestras feitas em
escolas. O MEC divulga para as escolas
a existência dos NTEs. A Rede Escola
também é um instrumento que divulga os NTEs.
Somente em 2002 a coordenação de informática educativa do Estado
divulgou, através da imprensa, para a rede pública de ensino os cursos que
estão sendo desenvolvidos nos Núcleos. As universidades também divulgam os
cursos e a existência dos NTEs.
4 - Como estão as instalações
físicas: Quantidade de equipamentos, modelos, condições de trabalho,
equipamentos em funcionamento, etc?
O NTE Rio 1 Possui 2 laboratórios
onde ocorrem os cursos regulares. Cada
laboratório possui 10 micros cada, todos P166 multimídia com 32MB, windows 95,
Office 95 (que custaram R$ 350,00 cada cópia).
Existem algumas webcam. Os
computadores encontram-se lacrados, e qualquer problema apresentado, a
assistência técnica é acionada.
O laboratório conta ainda com um
link direto com a Internet, através de uma LP.
Possuindo IP próprio, o NTE poderia estar atendendo até 800 escolas
(provendo acesso à internet para elas) através dos equipamentos lá existentes.
Uma sala de estudo composta de seis
computadores, duas TVs com acesso à rede escola, Vídeo-cassete.
Uma sala de servidores com sete
equipamentos - todos Pentium 166
Todas as máquinas apresentam uma
boa capacidade de armazenamento.
Total de 35 máquinas (todos Pentium
166)
Está programada, nos próximos
meses, uma atualização dos equipamentos a ser feita pela Secretária de Educação
Estadual.
6 - Quais são os horários dos
treinamentos e quais os tipos de treinamento?
Os cursos são ministrados em três
horários: manhã, tarde e noite. A carga
horária total dos cursos alcança 240h de treinamento. As turmas recebem uma aula por semana, com duração de quatro
horas, com um professor por turma e no máximo 20 alunos por laboratório. Busca-se sempre um aluno por micro.
Os cursos dividem-se em:
Informática básica - conhecendo o
pacote Windows (Paint, Notepad, etc) e o Office (Word, Excel e PowerPoint) –
40h.
Avançado - internet, confecção de
Home-page, inserção de som e imagem, utilização de comunicação,
vídeo-conferência, aprimoramento da confecção de páginas – 120h.
Conclusão (espécie de Projeto
final) – onde são desenvolvidos, de preferência, projetos educacionais - 80h.
Tenta-se fazer quase um treinamento
individual com cada aluno (professor), direcionado para eliminar as
dificuldades apresentadas. Os alunos
mais adiantados e/ou que conhecem mais acabam por querer ajudar os outros que
estão iniciando.
Após o avançado, considera-se que o
professor já está capacitado e sensibilizado para utilizar o computador junto
com os alunos nas escolas onde trabalha.
Os exercícios de fixação são
utilizados para avaliar os alunos.
A Secretaria de Educação fornece os
certificados para os professores que passam pelos treinamentos.
Os professores que terminam o curso
não são diferenciados dos demais pela Secretaria de Educação.
Já foram capacitados quase 2500
professores através do NTE Rio I.
7 - Softwares utilizados
Além dos softwares fornecidos pelo PROINFO (Windows e Office), todos os
outros softwares utilizados possuem licenças – Barsa, História do Brasil,
Atlas, Encarta, etc. São utilizados alguns freeware pelos alunos, como ICQ,
mIrq, etc.
As máquinas novas possuem windows 98. Todas as máquinas destinadas ao
treinamento dos professores possuem windows e Office 95.
É importante comentar que o NTE Rio 1 conseguiu diversos softwares e
licenças através de doações feitas pelas empresas.
É curioso saber que a Receita Federal faz fiscalizações periódicas no
NTE.
8 – Segurança no NTE?
O sistema de segurança é comum, o
acesso ao núcleo é restrito, somente os multiplicadores têm as chaves de
acesso. Nos cinco anos de existência,
nunca tiveram problemas relativos à segurança.
9 - Que necessidades o NTE têm
hoje?
Existe uma necessidade de
implementar um sistema de backup, o qual não existe atualmente. Esse backup abrangeria tanto os servidores
quanto às estações.
Os aparelhos de ar-condicionado não
dão conta do tamanho do lugar.
Necessita-se de aparelhos maiores e mais possantes.
Infelizmente a burocracia impede
que a verba recebida seja destinada para os tipos de necessidade acima.
10 - A comunidade participa dos cursos também?
A comunidade não é atendida pois esse NTE destina-se exclusivamente aos
professores da rede pública estadual e municipal. Porém, é possível viabilizar cursos para a comunidade.
11 - Projetos Educacionais
Vários projetos educacionais foram feitos através de uma ferramenta
chamada Learning Space.
Por opção da direção do PROINFO, essa ferramenta deverá ser subsituída
por uma outra, chamada e-PROINFO. Dois multiplicadores do Núcleo estarão fazendo treinamento nessa
ferramenta até o final do mês, em Curitiba.
Projeto Interdisciplinar do Curso
de Projetos Pedagógicos
(informação colhida na página)
HÁBITOS ALIMENTARES
AS DIVERSAS FORMAS DE FALAR A LÍNGUA PORTUGUESA
12 – Interação do Amaro Cavalcanti com o NTE
Infelizmente os professores do Amaro Cavalcanti não utilizam as
dependências do NTE para auxiliar nas aulas diárias.
Ao final da segunda visita, foram entrevistadas duas alunas do curso Básico – as professoras Márcia e Regina Helena. Essa entrevista poderá ser o início de um trabalho de mapeamento e pesquisa no NTE Rio I.