RELATÓRIO SOBRE O NTE- RIO- 1 (  CATETE )

Levantamento feito por Carlos R. França e Ilan Chamovitz.

Complementação de Rafael Nunes Armada e Sandro de Azambuja

UFRJ/IM/NCE - Mestrado em Informática na Educação

 

Fotos e video do NTE Rio 1 em http://www.api.adm.br/ufrj/videorio1.htm

  

 

 

Considerações iniciais:

 

 

Dentre os NTE’s pesquisados , este foi o que mais chamou atenção. Cremos que o fato de termos tido contato direto e presenciado o trabalho por lá desenvolvido, tenha influenciado muito as nossas impressões.

 

Apresentação e recursos :

 

Os recursos tecnológicos e humanos do NTE -RIO-1 , são fortes. Estão bem servidos por amplas salas de estudos e dois bons laboratórios com maquinário que atendem perfeitamente aos trabalhos por eles realizados. Além disso estão conectados a internet com link dedicado.

Possuem também recursos de vídeos , que estão viabilizando uma parceria entre os programas com TV ESCOLA e SALTO PARA O FUTURO.

 

 

Projetos em andamento :

 

Módulos Básicos A e B :

 No módulo A , os professores aprendem a lidar com os recursos básicos do windows , aprendem a criar pastas , extensões de arquivos, configurações e área de trabalho....

Neste módulo os professores” alunos” , geralmente não sabem nem ligar a máquina. Depois que os adquirem um certo manejo, é ensinado a lidar com o pacote Ms-OFFICE.

A primeira ferramenta do pacote é o WORD.

 

No módulo B, é ensinado os recursos do Software de apresentação, POWER POINT; é ensinado a trabalhar com planilhas usando o EXCEL e por fim os professores “alunos”

Aprendem a navegar na INTERNET e a explorar os recursos da mesma.

 

Passada essa etapa , começam os MÓDULOS AVANÇADOS  A e B.

 

No Módulo avançado A, são ensinadas as técnicas e etapas de elaboração de projetos. Nesta fase,  os professores alunos utilizam uma sala especial para reuniões e elaborações de projetos. A partir deste ponto, as aplicabilidade da Informática Educativa  passa a ser mais enfatizada pelos Multiplicadores do NTE- RIO –1, numa abordagem cientifica, no intuído de orientar e apoiar os projetos que nascerão e serão aplicados pelos respectivos professores “alunos” em suas escolas.

Neste módulo são ensinadas as etapas e normas de elaboração de um projeto com sugestões de Jornais, pesquisas, fórum e etc.

 

No módulo avançado B,  ensina-se a usar os recursos inerentes aos Software de aprendizagem colaborativa. É usado o software   LEARNING SPACE, da Lotus Notes , os resultados alcançados são fantásticos, haja visto a gama de recursos visuais e interativos que este software possui.

Foram desenvolvidos projetos em vários assuntos - de educação sexual à crise energética. Os professores tem neste software um  aliado fortíssimo para se trabalhar interdisciplinaridade.

 

 

Todos os projetos citados passam por inspeção do MEC e estão obrigados a gerar relatórios anuais dos mesmos.

 

 

Conclusões

 

Negativas :  Numa maneira geral , os aspectos negativos , ficam por conta da falta de recursos dos professores alunos, que participam das aulas por conta própria em seu horário de folga, gastam com transporte e na maioria das vezes sentem-se frustrados por  saberem que suas escolas não possuem os recursos mínimos funcionais ; como e quando que eles poderão melhorar suas aulas a partir dos novos conhecimentos adquiridos !?!

 

É claro que isso afeta os multiplicadores e indiretamente o NTE. Melhor seria se os governos pudessem democratizar o uso da informática , sem sobrecarregar os professores com turmas hiper lotadas e poucos recursos para se trabalhar na formação dos nossos jovens.

 

Por isso, tivemos a impressão de estar falando sobre a educação de um outro país, ao constatar o que é feito pelo NTE- RIO - 1  e o contraste com a realidade das escolas que não são tidas como Escolas vitrines.

 

 

Positivas: A qualificação dos Multiplicadores foi algo surpreendente , ainda que não sejam experts tecnicamente falando, sabem exatamente o papel deles na Informática Educativa e estão compromissados com os objetivos a serem alcançandos,  tendo como ferramenta a tecnologia educacional.

 

Um outro aspecto altamente positivo, foi  observar o interesse  dos professores “alunos” e o comprometimento com o resultado dos multiplicadores.

 

 

 

AGRADECIMENTOS

 

Agradecemos a toda equipe do NTE- RIO – 1 pela a acolhida  e  esperamos vê-los sempre trilhando a estrada do futuro pela Informática na Educação.

 

Vejam também o vídeo que faz parte deste nosso levantamento em  http://www.api.adm.br/ufrj/videorio1.htm

 

 

MAIS INFORMAÇÕES:

 

Veja abaixo o levantamento de recursos e da situação  atual do NTE Rio 1, realizado pelos colegas

 

Rafael Nunes Armada e Sandro de Azambuja:

 

 

NTE Rio 1

LARGO DO MACHADO Nº 20 - Catete – Rio de Janeiro

Tel. 21-2558-0944

 

 

O site do NTE Rio, http://www.nterio1.hpg.ig.com.br/index.htm, infelizmente está desatualizado sendo que um novo site está em processo final de construção, porém ainda não foi colocado no ar devido ao fato da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro não ter liberado um endereço de internet para isso.

 

Foram feitas duas visitas ao NTE, localizado dentro do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado. Através de entrevistas feitas com dois multiplicadores, foram colhidas as seguintes informações abaixo, disponibilizadas através de tópicos.

 

1 - Trabalham no NTE seis multiplicadores, todos com especialização em Informática na Educação.  A saber:

 

Edilene Noronha Rodrigues

Hermes Alexandre de Brito

Vânia Maria Silva Seidel

Laura Maria Coutinho

Ieda Carvalho Sande

Maria Silva Ávila

 

Curiosamente quase todos os Multiplicadores fizeram sua Licenciatura em áreas distintas, são elas: Biologia, Educação Física, Química e Português.

 

Um pouco de história: considera-se o projeto AME (Atividade Multiplicadoras nas Escolas – 1994) como o precursor do primeiro curso de especialização em Informática na Educação dado na UFRJ. Nesse projeto eram preparados professores que saíam pelos municípios do Rio de Janeiro fazendo a sensibilização dos professores da rede pública, através de treinamentos.  Para isso, os computadores eram também transportados para que viabilizar esses treinamentos.

 

2 - Recursos: Como estão sendo repassados pelo PROINFO e como é utilizado?

 

As verbas enviadas pelo governo federal estão sendo repassadas corretamente pelo Estado.  Essa verba é utilizada para fazer cursos, comprar vale-transporte, pequenos reparos de infra-estrutura, etc. Não é possível utilizar a verba para aquisição de alguns itens, por exemplo, equipamentos e periféricos de informática.  Cerca de 30% da verba é repassada para a escola Amaro Cavalcanti, pagando os custos de utilização do ambiente (luz, telefone, etc).  O NTE possui autonomia para fechar parcerias com empresas, viabilizando recursos necessários para o funcionamento do mesmo.

 

 

3 - Qual a quantidade de professores treinados ao ano e como esses professores tomam conhecimento dos treinamentos existentes?

 

Em torno de 600 professores são treinados ao ano.  O NTE procura divulgar a existência dos cursos que lá são oferecidos, através de sensibilizações feitas com os próprios professores que passam pelos treinamentos e através de palestras feitas em escolas.  O MEC divulga para as escolas a existência dos NTEs.  A Rede Escola também é um instrumento que divulga os NTEs.

 

Somente em 2002 a coordenação de informática educativa do Estado divulgou, através da imprensa, para a rede pública de ensino os cursos que estão sendo desenvolvidos nos Núcleos. As universidades também divulgam os cursos e a existência dos NTEs.

 

 

4 - Como estão as instalações físicas: Quantidade de equipamentos, modelos, condições de trabalho, equipamentos em funcionamento, etc?

 

O NTE Rio 1 Possui 2 laboratórios onde ocorrem os cursos regulares.  Cada laboratório possui 10 micros cada, todos P166 multimídia com 32MB, windows 95, Office 95 (que custaram R$ 350,00 cada cópia).  Existem algumas webcam.  Os computadores encontram-se lacrados, e qualquer problema apresentado, a assistência técnica é acionada.

 

O laboratório conta ainda com um link direto com a Internet, através de uma LP.  Possuindo IP próprio, o NTE poderia estar atendendo até 800 escolas (provendo acesso à internet para elas) através dos equipamentos lá existentes.

 

Uma sala de estudo composta de seis computadores, duas TVs com acesso à rede escola, Vídeo-cassete.

 

Uma sala de servidores com sete equipamentos - todos Pentium 166

 

Todas as máquinas apresentam uma boa capacidade de armazenamento.

 

Total de 35 máquinas (todos Pentium 166)

 

Está programada, nos próximos meses, uma atualização dos equipamentos a ser feita pela Secretária de Educação Estadual.

 

 

6 - Quais são os horários dos treinamentos e quais os tipos de treinamento?

 

Os cursos são ministrados em três horários: manhã, tarde e noite.  A carga horária total dos cursos alcança 240h de treinamento.  As turmas recebem uma aula por semana, com duração de quatro horas, com um professor por turma e no máximo 20 alunos por laboratório.  Busca-se sempre um aluno por micro.

 

Os cursos dividem-se em:

 

Informática básica - conhecendo o pacote Windows (Paint, Notepad, etc) e o Office (Word, Excel e PowerPoint) – 40h.

 

Avançado - internet, confecção de Home-page, inserção de som e imagem, utilização de comunicação, vídeo-conferência, aprimoramento da confecção de páginas – 120h.

 

Conclusão (espécie de Projeto final) – onde são desenvolvidos, de preferência, projetos educacionais - 80h.

 

Tenta-se fazer quase um treinamento individual com cada aluno (professor), direcionado para eliminar as dificuldades apresentadas.  Os alunos mais adiantados e/ou que conhecem mais acabam por querer ajudar os outros que estão iniciando.

 

Após o avançado, considera-se que o professor já está capacitado e sensibilizado para utilizar o computador junto com os alunos nas escolas onde trabalha.

 

Os exercícios de fixação são utilizados para avaliar os alunos.

 

A Secretaria de Educação fornece os certificados para os professores que passam pelos treinamentos.

 

Os professores que terminam o curso não são diferenciados dos demais pela Secretaria de Educação.

 

Já foram capacitados quase 2500 professores através do NTE Rio I.

 

7 - Softwares utilizados

 

Além dos softwares fornecidos pelo PROINFO (Windows e Office), todos os outros softwares utilizados possuem licenças – Barsa, História do Brasil, Atlas, Encarta, etc. São utilizados alguns freeware pelos alunos, como ICQ, mIrq, etc.

 

As máquinas novas possuem windows 98. Todas as máquinas destinadas ao treinamento dos professores possuem windows e Office 95.

 

É importante comentar que o NTE Rio 1 conseguiu diversos softwares e licenças através de doações feitas pelas empresas.

 

É curioso saber que a Receita Federal faz fiscalizações periódicas no NTE.

 

 

8 – Segurança no NTE?

 

O sistema de segurança é comum, o acesso ao núcleo é restrito, somente os multiplicadores têm as chaves de acesso.  Nos cinco anos de existência, nunca tiveram problemas relativos à segurança.

 

 

9 - Que necessidades o NTE têm hoje?

 

Existe uma necessidade de implementar um sistema de backup, o qual não existe atualmente.  Esse backup abrangeria tanto os servidores quanto às estações.

 

Os aparelhos de ar-condicionado não dão conta do tamanho do lugar.  Necessita-se de aparelhos maiores e mais possantes.

 

Infelizmente a burocracia impede que a verba recebida seja destinada para os tipos de necessidade acima.

 

10 - A comunidade participa dos cursos também?

 

A comunidade não é atendida pois esse NTE destina-se exclusivamente aos professores da rede pública estadual e municipal.  Porém, é possível viabilizar cursos para a comunidade.

 

 

11 - Projetos Educacionais

 

Vários projetos educacionais foram feitos através de uma ferramenta chamada Learning Space.  Por opção da direção do PROINFO, essa ferramenta deverá ser subsituída por uma outra, chamada e-PROINFO.  Dois multiplicadores do Núcleo estarão fazendo treinamento nessa ferramenta até o final do mês, em Curitiba.

 

Projeto Interdisciplinar do Curso de Projetos Pedagógicos

(informação colhida na página)

 

HÁBITOS ALIMENTARES

AS DIVERSAS FORMAS DE FALAR A LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

12 – Interação do Amaro Cavalcanti com o NTE

 

Infelizmente os professores do Amaro Cavalcanti não utilizam as dependências do NTE para auxiliar nas aulas diárias.

 

 

Ao final da segunda visita, foram entrevistadas duas alunas do curso Básico – as professoras Márcia e Regina Helena.  Essa entrevista poderá ser o início de um trabalho de mapeamento e pesquisa no NTE Rio I.