Forum Endometriose - 2012, 2013 & 2014
October 31, 2014, 08:22:42 AM *
Welcome, Guest. Please login or registre.

Login with username, password and session length
News: ACESSE A NOSSA PESQUISA SOBRE TEMPO DE ESPERA PARA CONSULTAS!!!
 
   Home   Help Search Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: VARIZES PÉLVICAS - Informação  (Read 96229 times)
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« on: May 28, 2009, 01:33:06 AM »

Varizes pélvicas podem revelar disfunção vascular. Doença é mais comum em mulheres com mais de 30

por Roberto Cavalcanti
Da equipe do DIARIO - http://www.pernambuco.com/diario/2002/10/22/saude1_0.html

"Queixas comuns entre as mulheres: dores na região pélvica, incômodos durante e após as relações sexuais e sensação de peso agravada no período pré-menstrual. Embora seja mais comum associar esses sintomas aos miomas, às infecções ginecológicas ou às doenças sexualmente transmissíveis, o diagnóstico pode ser outro: varizes pélvicas. Não é fácil chegar a esse veredicto, uma vez que a doença ainda é desconhecida até entre médicos.

Fique atenta. Além do desconforto, as varizes freqüentemente geram problemas psicológicos, como depressões e perda de auto-estima. A doença está relacionada à insuficiência das veias ilíaca interna e gonadais e à síndrome da obstrução do fluxo sangüíneo da veia ovariana. Esse tipo específico de disfunção vascular só agora vem recebendo atenção especial da medicina, sendo prescritos tratamentos que vão desde o uso de medicamentos sistêmicos até as cirurgias de remoção do material comprometido.

Pouco estudada, as varizes pélvicas são reconhecidas pelo aumento do diâmetro das veias que envolvem a parte externa do útero e dos ovários, está ligada à fragilidade do sistema vascular, e possui forte condicionamento hereditário.

O diagnóstico é feito através de exames de ultrassonografia e flebografia. O problema, antes ignorado ou confundido com outras patologias, tem se tornado tão sério que será um dos principais temas a serem discutidos no VII Congresso Brasileiro de Flebologia e Linfologia.

De acordo com o flebologista Anacleto Carvalho, não existem números sobre a doença, mas sabe-se que ela tem maior incidência em mulheres que tiveram gestações múltiplas e em intervalos de tempo curtos. Ele explica ainda que os homens também podem apresentar varizes pélvicas, mas em proporções muito menores. "O importante é que os médicos, sobretudo ginecologistas e obstetras, estejam atentos para a sintomatologia, encaminhado as pacientes para um especialista sempre que haja suspeita do problema", ratifica.

Anacleto Carvalho diz que não existe cura para a varize pélvica, mas com o uso de medicamentos e de técnicas de embolização e escleroterapia, pode-se controlar os sintomas, fazendo com que as mulheres tenham uma vida normal, livre das dores e da permanente sensação de peso e inchaço na região da pélvis. "Os casos mais graves são tratados por métodos cirúrgicos que visam a remoção de todo o bloco varicoso".

A ginecologista Jeanine Trindade esclarece que não existe relação direta entre as varizes nas pernas e as localizadas na região pélvica. Ela lembra ainda que algumas pacientes têm varizes pélvicas mas não desenvolvem os quadros sintomatológicos. Nesses casos, diz Jeanine, não são prescritos tratamentos. Já naquelas onde o incômodo é latente, pode-se, inclusive, recorrer a mecanismos mais efetivos de combate aos sintomas, a exemplo das aplicações de medicamentos para a secagem do segmento vascular comprometido.

"Jeanine Trindade garante que alguns procedimentos, a exemplo das atividades físicas, podem reduzir os sintomas, ajudando na melhoria do sistema circulatório. Segundo ela, como as dores são provocadas pelo aumento da circulação na região pélvica, deve-se evitar ficar longos períodos em pé e procurar tomar medicamentos que facilitem a circulação sangüínea. "As varizes pélvicas são mais comuns em mulheres que já possuem filhos e se manifesta com mais intensidade em pacientes acima de trinta anos", esclarece.

A recepcionista Gilvânia Pio, que durante cinco anos conviveu com a doença, revela que só descobriu o problema após uma ultra. "Depois do tratamento as dores aliviaram bastante. Hoje, apesar das cólicas menstruais, percebo uma melhoria em minha qualidade de vida".
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #1 on: May 28, 2009, 01:34:55 AM »

fonte: http://www.guiaviverbem.com.br/navegacao/ver_noticias.php?idnoticia=212

"Você já ouviu falar em varizes pélvicas? Saiba todos os sintomas e tratamentos da doença, que é a causa de dores em muitas mulheres

Cólicas inexplicáveis, sangramentos menstruais exagerados, corrimentos anormais. Esses são alguns sintomas que muitas vezes não conseguem ser tratados, mas que podem ter uma única causa: as varizes pélvicas.

Apesar de desconhecida, a doença traz muitos desconfortos para as mulheres. “Todo mundo presta atenção nas varizes nas pernas e, na verdade, as varizes pélvicas são semelhantes, mas ocorrem na região pélvica-útero e ovários, e tem sintomas bem característicos dessa doença”, explica o angiologista, dr. Abdo Farret Neto.

As varizes pélvicas costumam aparecer em mulheres maduras e que já tiveram muitos filhos. Excesso de peso, sedentarismo e distúrbios hormonais também são fatores que influenciam no desenvolvimento da doença. “As varizes pélvicas aparecem devido às alterações ocorridas durante a gestação. Essas alterações incluem volume de sangue que passa pelo útero, que fica muito aumentado durante a gravidez, e as alterações hormonais que ajudam a dilatação do útero e das veias nesse período, e isso contribui para o aparecimento das varizes”, diz o angiologista.

Dr. Abdo explica que o diagnóstico da patologia é simples. Basta realizar um ultra-som transvaginal ou fazer um procedimento chamado flebografia. Muitas vezes o obstetra também identifica a doença durante um parto cesariano.

O tratamento é sempre muito individualizado. O médico pode indicar a realização de atividade física, ajuste das dosagens hormonais, manter o peso ideal, utilizar tratamento medicamentoso ou realizar uma embolização pélvica para corrigir o fluxo sanguíneo. “Os tratamentos devem ser muito individualizados. Cada paciente vai apresentar um tipo de sintomatologia e consequentemente, um tratamento diferente”, alerta dr. Abdo.

Fonte: Programa Viver Bem
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #2 on: May 28, 2009, 01:39:35 AM »

28 de fevereiro de 2008 12:08:06
fonte: http://www.angiolabvitoria.com.br/?pg=news&secao=main&cod=46


"O que são?

Dilatação das veias ovarianas e uterinas. São varizes localizadas na região da pelve, próximo ao útero e ovários. São mais freqüentes em mulheres que tiverem mais de um filho. Elas podem apresentar ramificações (tributárias) que se direcionam para os membros inferiores. É uma das causas de recidiva de varizes, ou seja, aparecimento de varizes após tratamento adequado.

Quais os sinais e sintomas?
Os sintomas são dores no baixo ventre, dor durante e após a relação sexual (dispareunia), sensação de peso nas pernas, principalmente no período pré-menstrual, e aparecimento de varizes. Além do desconforto, as varizes freqüentemente geram problemas psicológicos, como depressões e perda de auto-estima. A doença está relacionada à insuficiência das veias ilíaca interna e gonadais e à síndrome da obstrução do fluxo sangüíneo da veia ovariana.

Como é feito o diagnóstico?
As varizes pélvicas são reconhecidas pelo aumento do diâmetro das veias que envolvem a parte externa do útero e dos ovários, está ligada à fragilidade do sistema vascular, e possui forte condicionamento hereditário. A investigação começa pela história clinica e exame físico, geralmente feito pelo ginecologista quando os sintomas pélvicos são mais evidentes ou pelo angiologista e cirurgião vascular quando a presença das varizes é mais significativa. O Ecocolor Doppler Vascular é o exame que diagnostica as varizes dos membros inferiores e o Ecocolor Doppler Vascular Endovaginal, uma ultra-sonografia das veias e artérias por via vaginal, identifica a existência das varizes na região pélvica.

Formas de tratamento?
As formas de tratamento vão desde orientações clinicas até o tratamento cirúrgico convencional ou endovascular (embolização das varizes pélvicas)."
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
tycy 2008
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 43


« Reply #3 on: May 28, 2009, 09:44:18 AM »

Cas muito obrigado pelas infomaçoes pois fiz minha video no dia 07/04 com o cirurgiao geral e ele me disse que eu sentia muita dor por causa da endometriose e das varizes pelvicas que ele encontrou no meu utero ele me encaminhou pro cirurgiao vascular que so consegui marcar pro dia 09/06 estou um pouco preocupada mais tenho fé que nao vou precisar mais passar por outra cirurgia .Obrigada e um grande abraço bjusss
Logged
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #4 on: May 29, 2009, 01:45:11 AM »

Quem bom querida, que já foi encaminhada para cuidar disto também. Depois nos deixe seu relato da consulta, se assim desejar... com certeza poderá ajudar outras mennas que venham a ter este mesmo problema.

Melhoras e torcendo por vc !
Cas


Cas muito obrigado pelas infomaçoes pois fiz minha video no dia 07/04 com o cirurgiao geral e ele me disse que eu sentia muita dor por causa da endometriose e das varizes pelvicas que ele encontrou no meu utero ele me encaminhou pro cirurgiao vascular que so consegui marcar pro dia 09/06 estou um pouco preocupada mais tenho fé que nao vou precisar mais passar por outra cirurgia .Obrigada e um grande abraço bjusss
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
tycy 2008
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 43


« Reply #5 on: June 10, 2009, 09:08:48 AM »

Olá amigas ontem 09/06 fui ao cirurgiao vascular no qual ja me disse que vou precisar de uma cirurgia pra fazer a embolizaçao das varizes pelvicas ele me explicou assim: que vai introduzir um contraste na veia da virilha e na mesma hora vai bater um RAIO-X pra saber onde estao localizadas as varizes isso se chama o diagnostico agora o tratamento pode ser feito na hora da cirurgia ou irei fazer outra cirurgia pra fazer o tratamento vai depender do que ele ve la no raio-x agora o tratamento eu nao entendi muito bem me parece que ele vai introduzir uma especie de molinha nas varizes pra parar o sangue alguma coisa desse tipo fikei tao nervosa na hora que ele me falou que nem prestei muita atençao na explicaçao dele mais axo que vai da tudo certo eu espero né conto com a força de vcs bjus
Logged
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #6 on: June 11, 2009, 01:47:31 PM »

Tycy, conta com a nossa torcida querida... Deus continue te abençoando e te guardando !
abraço carinhoso, Cas


Olá amigas ontem 09/06 fui ao cirurgiao vascular no qual ja me disse que vou precisar de uma cirurgia pra fazer a embolizaçao das varizes pelvicas ele me explicou assim: que vai introduzir um contraste na veia da virilha e na mesma hora vai bater um RAIO-X pra saber onde estao localizadas as varizes isso se chama o diagnostico agora o tratamento pode ser feito na hora da cirurgia ou irei fazer outra cirurgia pra fazer o tratamento vai depender do que ele ve la no raio-x agora o tratamento eu nao entendi muito bem me parece que ele vai introduzir uma especie de molinha nas varizes pra parar o sangue alguma coisa desse tipo fikei tao nervosa na hora que ele me falou que nem prestei muita atençao na explicaçao dele mais axo que vai da tudo certo eu espero né conto com a força de vcs bjus
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
tycy 2008
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 43


« Reply #7 on: June 12, 2009, 08:28:07 AM »

Obrigada Cas um grande beijo pra vc
Logged
Dani Moura
Jr. Member
**

Karma: +1/-1
Offline Offline

Posts: 83



« Reply #8 on: June 17, 2009, 04:01:40 PM »

Oi C@s,
Andei sumida mas estou de volta rs...
Eu tinha essas varizes, andei lendo meu lado cirúrgico e fala de cauterização de varizes pélvicas...Além da adenomiose...
Amei a matéria, pois nem sabia o que era..rs
Beijos
Logged
tycy 2008
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 43


« Reply #9 on: June 18, 2009, 08:55:51 AM »

Olá amigas meu cirurgiao vascular me passou uma ressonancia magnetica pelvica pra saber onde estao localizadas essas varizes se é no utero ou nos ovarios kando eu fizer e tiver com o resultado ai falo pra vcs o que deu ta bjus
Logged
Pages: [1]   Go Up
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1 RC3 | SMF © 2001-2006, Lewis Media Valid XHTML 1.0! Valid CSS!