Forum Endometriose - 2012, 2013 & 2014
October 31, 2014, 06:15:40 AM *
Welcome, Guest. Please login or registre.

Login with username, password and session length
News: NOVAS CATEGORIAS!!!!

Home   Help Search Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: Resultado do CA 125  (Read 18768 times)
fern@nd@
Newbie
*

« on: February 20, 2009, 01:35:36 PM »

Olá meninas....descobri que tenho endometriose faz uns oito meses....sempre tive muuuuuita colica menstrual ( quase não conseguia levantar ) ai procurei uma medica que descobriu isso.
Ela pediu pra eu fazer o CA 125 e o resultado foi 80, depois disso eu não mesntruei mais, ela deu o DICLIN pra eu tomar sem pausa....voltei agora ( depois de seis meses ) e ela pediu outro CA 125 mas o resultado agora foi 25 ( abaixo do maximo )  Shocked
Estou com duvidas sobre isso Huh?....porque no dia em que ela pediu pra eu fazer o exame ainda não estava menstruada...tava vindo só uma sujeirinha....será que foi por isso que o resultado foi baixo???
Agora marquei um retorno nela mas só daki um mes....to muito ansiosa.... Undecided
Será que alguem poderia me falar alguma coisa sobre isso?....
obrigada....bjinhusssss.... Wink
By@RJ
Hero Member

EndoAmigas/RJ. Grupo de apoio a portadoras de endo

« Reply #1 on: February 20, 2009, 06:21:58 PM »

Olá Fern@nd@.

Bom, como já respondi p/vc noutro tópico sobre CA125, este exame às vezes pode causar alguma confusão mesmo, porém, é preciso ter sempre em mente que ele não é um exame específico p/a endometriose. Ele ajuda, mas não é específico.

O CA125 tem de ser feito de maneira correta, ou seja, dosado nos primeiros três dias da menstruação e interpretado junto com outros exames, como ultrassonografia e ressonância magnética, além do histórico da paciente e somente pelo médico especializado que acompanha seu caso.

Acredito que não valha a pena se preocupar com esses resultados, enquanto não levar, tanto este exame, como os outros, diretamente p/o doc e conversar a respeito, pois ele sozinho pode não dizer mta coisa e vc ficará preocupada, talvez, sem necessidade. Wink

É uma dica! Smiley

BjÔ Kiss

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
cas
Hero Member

"Bons amigos são bons para sua saúde."

« Reply #2 on: February 26, 2009, 04:04:11 PM »

Fernanda, como a bia ja citou acima... o CA-125 nao eh especifico para a endo... pode ajudar quando o resultado eh avaliado em conjunto com outros exames. Converse mais com seu medico, ok. Abracao !

Diagnóstico Laboratorial

A busca de métodos laboratoriais para o diagnóstico da endometriose tem ocupado espaço importante entre os estudiosos do assunto. Vários “marcadores” foram propostos e o mais utilizado no diagnóstico da endometriose é o CA 125. É um marcador descrito inicialmente para o câncer de ovário mas, que com o tempo foi observado que doenças benignas como a endometriose pode apresentar positividade deste exame em portadoras da doença.

Algumas peculiaridades sobre este exame:

- A melhor fase para sua dosagem é durante os primeiros 3 dias do ciclo menstrual;

- Este exame não é específico para a endometriose. Outras doenças, benignas ou malignas (até a gravidez) podem positivar o exame; A maior validade para este exame é para a identificação de endometriose avançada, nos estádios III e IV.

Assim, em pacientes com hipótese diagnóstica de endometriose, quando nos deparamos com CA 125 aumentado durante a menstruação, principalmente com valores acima de 50 mg/ml, suspeita-se de doença nos estádios avançados.

O encontro de valores inferiores a estes se associa à ausência da doença ou a presença de endometriose nos estádios iniciais, sendo fundamentais a observação dos outros métodos diagnósticos.[/i]
fonte: http://www.endometriose.net/v2.0/pt/pacientes/diagnostico.asp

Marcadores: o mais utilizado marcador com este propósito é o CA-125.

Proteínas de fase aguda inflamatória como a proteína C reativa (PCR) e sérica amilóide A (SAA) foram descritas como marcadores indiretos de intensidade de doenças que envolvem processos inflamatórios. O CA -125 II deve ser dosado no primeiro, segundo ou terceiro dias do ciclo menstrual, servindo como marcador da endometriose avançada quando apresentar-se em valores superiores a 100 U/ml. Além disso, o anticorpo IgM anticardiolipina(IgM aCL) também dosado no início do ciclo menstrual pode ser usado como marcador da doença em seus estádios iniciais. A dosagem da SAA na mesma fase pode quando em níveis superiores a 50 mg/ml em associação com CA 125 superior a 100 U/ml, predizer comprometimento intestinal. Na prática, indicamos a dosagem do CA 125 II no início do ciclo menstrual associado com a SAA na suspeita de doença intestinal e com a IgM aCL na suspeita de endometriose em seus estádios iniciais (Abrão et al., 1997).
[/i]

fonte: http://www.endoscopiaemginecologia.com.br/consenso/laparoscopia/textos/microlaparoscopia/micro_endo.htm

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
By@RJ
Hero Member

EndoAmigas/RJ. Grupo de apoio a portadoras de endo

« Reply #3 on: February 27, 2009, 11:30:17 PM »

Mto bom isso aí hein Cas! Wink

BjÔ  Kiss

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
cas
Hero Member

"Bons amigos são bons para sua saúde."

« Reply #4 on: February 28, 2009, 05:06:56 PM »

Grin

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
Elisa.ss
Newbie
*

A ALEGRIA NO SENHOR É A MINHA FORÇA!!

« Reply #5 on: March 03, 2009, 11:39:04 AM »

Olá pessoal, estou me preparando para minha 1°, e espero ser a única video, farei quinta feira 05/03 estou ansiosíssima e mto feliz, sei que coisas grandes esperam por mim, Deus é Fiel!!!  Qto ao CA 125, qdo fiz o resultado foi 29,5, achei que estivesse baixo e dentro do normal, mas qdo levei o resultado para minha médica, ela me disse que no caso de endometriose, começa a contar a cima do valor 17 Shocked,  ou seja, estou mesmo com endometriose, e também com um cisto no ovário esquerdo, vamos tentar resolver tudo na mesma cirurgia, estou bem confiante!!!.

A todas minhas companheiras de endo, que Deus nos abençoe e não desistam nunca,  ;)SEM LUTAS NÃO HAVERIAM VITÓRIASS!!!! Wink

Grande beijo Kiss voltarei contando como foi minha video, até...........
nathalie
Newbie
*

Vamos vencer

« Reply #6 on: March 03, 2009, 12:42:40 PM »

Boa video pra vc Elisa. Vai dar tudo certo.

bj.
Pages: [1]   Go Up
  Print  

Jump to: