Forum Endometriose - 2012, 2013 & 2014
July 25, 2014, 06:52:54 PM *
Welcome, Guest. Please login or registre.

Login with username, password and session length
News: ------
VISITE A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENDOMETRIOSE EM http://www.abend.org.br
Atenção! Edite o seu perfil e altere (Perfil na aba azul). Você estará contribuindo para pesquisas que ajudarão na melhoria de sua qualidade de vida.
O REGISTRO É OBRIGATÓRIO PARA POSTAR MENSAGENS.
 
   Home   Help Search Login Register  
Pages: [1] 2 3   Go Down
  Print  
Author Topic: LAPAROSCOPIA - Dicas para quem ira passar por esta cirurgia.  (Read 38451 times)
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« on: September 28, 2008, 12:11:23 AM »

escrito pela americana Ellen T. Johnson - que tambem era portadora de endometriose
fonte: http://www.endometriosis.org/laparoscopy.html.

traduzido e postado por Cas inicialmente para o Forum da ABEND/2005
copiado para varias comunidades de Endometriose do Orkut


"A cirurgia de Laparoscopia é diferente de uma mulher para outra. Cada uma de nós tem uma experiência diferente baseada em nossas expectativas e também por causa da extensão da cirurgia, da profundidade da cirurgia, do cirurgião, das enfermeiras, como nosso corpo responde a dor e outros tantos fatores. E tem mais, cada mulher se recupera diferente. Os médicos podem nos dizer que apenas poucos dias serão necessários para se recuperar de uma Laparoscopia. Mesmo assim, muitas de nós, levam semanas para uma total recuperação.

Visão Geral da Cirurgia
Esta cirurgia, usualmente, é feita sob anestesia geral no hospital. Geralmente uma pequena incisão será feita perto do seu umbigo e seu abdômem será cheio de gás CO2 (dióxido de carbono). O CO2 permite que o cirurgião tenha uma visão melhor dos orgãos internos. O cirurgião irá inserir um instrumento chamado laparoscópio através da incisão feita no seu umbigo. Duas outras incisões poderão ser feitas no seu abdômem para permitir a inserção de outros aparelhos cirúrgicos. Muitos cirurgiões colocam junto uma vídeocamêra com o laparoscópio para aumentar a visão, permitindo que a equipe médica veja o procedimento.
Durante a Laparoscopia, o médico examina os orgãos pélvicos, procurando por óbvias e atípicas lesões de endometriose bem como endometriomas, aderências. Dependendo de sua história e seus sintomas, o médico pode procurar também por miomas ou outras anormalidades. Outros procedimentos, como uma histeroscopia (exame dentro do útero) podem ser feitos também.

O diagnóstico e tratamento da Endometriose podem ser feitos durante o mesmo procedimento. Seu médico pode também remover as lesões e enviar ao laboratório para efetuar uma biópsia. Isto poderá detectar a presença da Endometriose.

Poucos dias antes da cirurgia:
Faça todas as compras, limpeza e qualquer trabalho de casa que você tenha que fazer antes do dia da cirurgia, pois a última coisa que você precisará se preocupar é acerca de quanta roupa tem para passar. Compre comida fácil de preparar ou cozinhe antecipadamente e congele para ter refeições já prontas. Compre absorventes íntimos caso venha a precisar. Desmarque todo compromisso, por no mínimo duas semanas para se permitir relaxar e dormir, você precisará descansar. Tenha certeza que seus amigos e familiares saibam que você precisará de ajuda por um poucos dias. Tenha a certeza de ter um estoque de remédios contra dor receitados por seu médico, apenas em caso de precisar tomá-los.

Um dia antes da cirurgia:

No dia anterior a cirurgia, faça refeições leves e saudáveis, beba muito líquido. Talvez não seja permitido comer ou beber após a meia-noite, então faça um pequeno lanche antes de dormir para prevenir a sensação de fome pela manhã.

Preparação Intestinal
O seu medico pode pedir uma prerparação intestinal na noite anterior a cirurgia. O processo varia, mas usualmente inclui uma dieta líquida e outras preparações para limpar todo o intestino. Não é um processo agradável, mas é necessário. Converse com seu medico para saber o que esperar.

Quanto tempo você ficará no hospital ?
As paciente de Laparoscopia geralmente saem no mesmo dia, mas se a sua cirugia tiver sido complexa ou profunda, você deverá passar a noite no hospital. Se tiver sido extirpado um pedaço do intestino você deverá ficar mais dias. É uma boa idéia, ir mentamente preparada para ficar pelo menos uma noite.

Medo
Quase todo mundo tem medo de cirurgia. Nós podemos nos preocupar com os riscos, a anestesia, a dor ou o que o cirurgião irá encontrar (ou não).   

Roupas
Não se esqueça de usar roupas folgadas e roupa intíma (calcinha) que não aperte a linha do biquini ou o umbigo. Usar sapatos confortáveis facilitará a sua vida também. Leve seu próprio absorvente intímo, o qual for mais confortável para você, os dos hospitais podem ser pequenos ou grandes demais. Melhor ter o que você já usa e está acostumada. Leve chinelos, um roupão de banho, artigos de higiene pessoal. Leve um walkman para ouvir suas músicas favoritas ou algumas revistas para ler e manter sua mente ocupada enquanto espera.

Após a Cirurgia
Quando você acordar da anestesia você deverá estar com dor. Diga a enfermeira como está a sua dor para que possa ser medicada corretamente. A volta da anestesia geralmente nos faz ficar com muito frio, peça por cobertores se isto acontecer. Você provavelmente sentirá um desconforto na garganta por causa do tubo que é colocado em sua boca durante a cirurgia. Se os sintomas piorarem converse com a enfermeira e o médico.

Você poderá ter náuseas:
Infelizmente, náuseas e vômito no pós-operatório são comuns. Se esta é sua primeira experiência com uma cirurgia, ou simplesmente a primeira vez que você acorda “enjoada”, chame a enfermeira quando perceber que está assim o mais breve possível. Além disso, se você perceber que vai vomitar, tente chamar a atenção de alguém, eles irão te dar uma bacia e te ajudar a sentar se for preciso.

Você se sentirá desconfortável:
Quanto ? Ninguém poderah dizer. Isso vai depender de quanto é a sua tolerância a dor, mas também do que exatamente foi feito durante o procedimento cirúrgico. Sua dor vai provavelmente limitar suas ações no abdômem.

É possível que você tenha dor nos ombros:
Isto acontece devido ao CO2 que ficou preso abaixo do seu diafragma.
Esta irritação vai para os ombros, você poderá não sentir nada ou uma leve dor ou uma dor muito forte. A dor irá gradualmente diminuindo conforme o gás for sendo absorvido pelo seu corpo e consequentemente expelido. Isto pode demorar umas 48 horas.

Você ficará inchada:
O inchaço, após a cirurgia deverá ser esperado. Isto acontece devido ao CO2 que o cirurgião usou, mas isto faz parte do processo de recuperação. A dor varia, pois depende de quanto CO2, o médico tirou antes de fazer os pontos. Peça a eles para tirarem o máximo possível. Andar ajudará o seu organismo a se livrar do excesso de gás.

Você poderá ter algum sangramento vaginal:
Isto provavelmente será o equivalente a um fluxo menstrual leve. Prefira usar absorventes externos do que absorventes internos. Deverá acabar em poucos dias. Se o fluxo se tornar muito forte ou se você ficar preocupada com isto então cheque com seu médico.

Remédio para dor:
Seu médico deverá te dar alta e prescrever uma medicação com uma receita médica, ou liberar você sem receita médica, podendo usar algum medicamento sem necessidade de receita. Em ambos os casos, se o medicamento para dor não estiver aliviando a dor, entre em contato com ele e peça por um medicamento mais forte. Não há necessidade de sentir dor. Não há problema se você pedir, antes da cirurgia, afim de ficar preparada.

Problemas intestinais:
Constipação é comum após a Laparoscopia.

Pontos:

Muitos hospitais agora usam pontos que se dissolvem no organismo, mas às vezes, por alguma razão eles não se dissolvem. Se após 7-10 dias você ainda sentir os pontos incomodando ou apertando, visite o seu médico.

Recuperação
Pelos primeiro 2 ou 3 dias seguintes a cirurgia, muitas mulheres se sentem cansadas ou debilitadas. Durante este período, tenha alguém que possa ficar com você – um parente ou uma amiga.

Nas primeiras 2 semanas após a cirurgia o seu médico pode pedir que você não dirija e nem tenha relação sexual, banho de banheira, ducha vaginal ou pratique natação.

Não espere muito de você mesma nos primeiros dias. Você deverá se sentir cansada e precisará tirar muitas sonecas. Entretanto, se estiver apta para andar, ande. Isto ajudará você a se recuperar rapidamente.

Passe as primeiras 24 horas descansando ou dormindo o máximo possível. Descanse na posição mais confortável. Colocar as pernas para cima com a ajuda de travesseiros poderá ajudar. Se precisar, peça ajuda para se sentar – os músculos do estômago estarão sensíveis e doloridos. Tenha um copo de água do seu lado com um canudo flexível ao alcance das mãos, pois assim você não terá que pedir ajuda a toda hora.

Quando ligar para o médico?

Se ocorrer uma hemorragia. Geralmente, quando um absorvente se encharca em 1 hora.
Se o seu umbigo começar a avermelhar, ou ter alguma secreção.
Se você tiver febre de 38 C ou mais alta.
Se você sentir dores extremas no pós-operatório.
Se você tiver algum sintoma o qual te faça sentir aflição ou agonia.

A coisa mais importante é ir com calma, e não pedir demais de você mesma. Sua recuperação poderá ser mais fácil se você cuidar de você e não tentar fazer as coisas apressadamente.

Primeira mesntruação após a cirurgia
A experiência da primeira menstruação pode ser dramática. Se o seu fluxo for mais doloroso, longo ou mais do que o habitual, não entre em pânico. A recuperação interna leva tempo. Por isso o seu primeiro fluxo pode ser doloroso. No entanto converse com seu médico, se você está preocupada com as dores ou se a dor for muito severa.

Converse com outras mulheres
Conversar acerca da experiência de cada uma pode ser benéfica. A informação acaba sendo valiosa para todas e principalmente para aquelas que irão enfrentar a cirurgia pela primeira vez."
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
By@RJ
Hero Member
*****

Karma: +7/-5
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 1036


EndoAmigas/RJ. Grupo de apoio a portadoras de endo


WWW
« Reply #1 on: September 28, 2008, 09:04:50 PM »

Tópico muitíssimo importante! Leiam! Leiam! Leiam! Isso me ajudou bastante qdo fiz minha vídeo, agora, há 4 dias.

Vamos subir!!!  Wink
Logged

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
tycy
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 10


« Reply #2 on: September 29, 2008, 03:16:20 PM »

Por favor alguem pode me dizer como é a recuperaçao após uma laparoscopia ? Quantos dias tenho que ficar em casa de repouso? Vou poder andar logo após a video? Quanto tempo vou ficar no hospital ? Pois se for o caso vou tirar férias pra me recuperar melhor . Em casa tenho que ficar deitada quantos dias sem poder me levantar ? Desde já muito obrigada a todas
Logged
Gisele
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 8


Minha cirurgia foi um sucesso!!!


« Reply #3 on: September 29, 2008, 04:06:31 PM »

ola tycy
eu fiz minha video em março e o médico me deu 15 dias de atestado, nesse tempo me recuperei super bem, nos 5 primeiros dias, é bem chato, tinha que pedir ajuda do meu marido pra tudo, ate me dar banho ele me dava, pq a dor no abdome é muito chata pelo gas que injetam, mas é tudo suportavel...
Nao tenha medo pois não é um bicho de 7 cabecas.
bj
Logged

Gisele. Curitiba/Pr
tycy
Newbie
*

Karma: +0/-0
Offline Offline

Posts: 10


« Reply #4 on: September 29, 2008, 04:36:10 PM »

ola tycy
eu fiz minha video em março e o médico me deu 15 dias de atestado, nesse tempo me recuperei super bem, nos 5 primeiros dias, é bem chato, tinha que pedir ajuda do meu marido pra tudo, ate me dar banho ele me dava, pq a dor no abdome é muito chata pelo gas que injetam, mas é tudo suportavel...
Nao tenha medo pois não é um bicho de 7 cabecas.
bj
Obrigada pela força axo que vou fazer a minha em Novembro .por enquanto estou tomando uns remedios que servem pra DIP(doença inflamatoria pelvica) .Pois minha ginecologista axa que pode ser a DIP pelo os sintomas que venho apresentando esta parecendo mais é com a endo mais vou esperar ate Novembro que vai ser o retorno com ela pois é ai onde ela vai decidi se vai fazer a video ou nao .Muito obrigada tah bjus
Logged
Bissi
Full Member
***

Karma: +1/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 100



« Reply #5 on: September 30, 2008, 12:36:34 PM »

escrito pela americana Ellen T. Johnson - que tambem era portadora de endometriose
fonte: http://www.endometriosis.org/laparoscopy.html.

traduzido e postado por Cas inicialmente para o Forum da ABEND/2005
copiado para varias comunidades de Endometriose do Orkut


"A cirurgia de Laparoscopia é diferente de uma mulher para outra. Cada uma de nós tem uma experiência diferente baseada em nossas expectativas e também por causa da extensão da cirurgia, da profundidade da cirurgia, do cirurgião, das enfermeiras, como nosso corpo responde a dor e outros tantos fatores. E tem mais, cada mulher se recupera diferente. Os médicos podem nos dizer que apenas poucos dias serão necessários para se recuperar de uma Laparoscopia. Mesmo assim, muitas de nós, levam semanas para uma total recuperação.

Visão Geral da Cirurgia
Esta cirurgia, usualmente, é feita sob anestesia geral no hospital. Geralmente uma pequena incisão será feita perto do seu umbigo e seu abdômem será cheio de gás CO2 (dióxido de carbono). O CO2 permite que o cirurgião tenha uma visão melhor dos orgãos internos. O cirurgião irá inserir um instrumento chamado laparoscópio através da incisão feita no seu umbigo. Duas outras incisões poderão ser feitas no seu abdômem para permitir a inserção de outros aparelhos cirúrgicos. Muitos cirurgiões colocam junto uma vídeocamêra com o laparoscópio para aumentar a visão, permitindo que a equipe médica veja o procedimento.
Durante a Laparoscopia, o médico examina os orgãos pélvicos, procurando por óbvias e atípicas lesões de endometriose bem como endometriomas, aderências. Dependendo de sua história e seus sintomas, o médico pode procurar também por miomas ou outras anormalidades. Outros procedimentos, como uma histeroscopia (exame dentro do útero) podem ser feitos também.

O diagnóstico e tratamento da Endometriose podem ser feitos durante o mesmo procedimento. Seu médico pode também remover as lesões e enviar ao laboratório para efetuar uma biópsia. Isto poderá detectar a presença da Endometriose.

Poucos dias antes da cirurgia:
Faça todas as compras, limpeza e qualquer trabalho de casa que você tenha que fazer antes do dia da cirurgia, pois a última coisa que você precisará se preocupar é acerca de quanta roupa tem para passar. Compre comida fácil de preparar ou cozinhe antecipadamente e congele para ter refeições já prontas. Compre absorventes íntimos caso venha a precisar. Desmarque todo compromisso, por no mínimo duas semanas para se permitir relaxar e dormir, você precisará descansar. Tenha certeza que seus amigos e familiares saibam que você precisará de ajuda por um poucos dias. Tenha a certeza de ter um estoque de remédios contra dor receitados por seu médico, apenas em caso de precisar tomá-los.

Um dia antes da cirurgia:

No dia anterior a cirurgia, faça refeições leves e saudáveis, beba muito líquido. Talvez não seja permitido comer ou beber após a meia-noite, então faça um pequeno lanche antes de dormir para prevenir a sensação de fome pela manhã.

Preparação Intestinal
O seu medico pode pedir uma prerparação intestinal na noite anterior a cirurgia. O processo varia, mas usualmente inclui uma dieta líquida e outras preparações para limpar todo o intestino. Não é um processo agradável, mas é necessário. Converse com seu medico para saber o que esperar.

Quanto tempo você ficará no hospital ?
As paciente de Laparoscopia geralmente saem no mesmo dia, mas se a sua cirugia tiver sido complexa ou profunda, você deverá passar a noite no hospital. Se tiver sido extirpado um pedaço do intestino você deverá ficar mais dias. É uma boa idéia, ir mentamente preparada para ficar pelo menos uma noite.

Medo
Quase todo mundo tem medo de cirurgia. Nós podemos nos preocupar com os riscos, a anestesia, a dor ou o que o cirurgião irá encontrar (ou não).   

Roupas
Não se esqueça de usar roupas folgadas e roupa intíma (calcinha) que não aperte a linha do biquini ou o umbigo. Usar sapatos confortáveis facilitará a sua vida também. Leve seu próprio absorvente intímo, o qual for mais confortável para você, os dos hospitais podem ser pequenos ou grandes demais. Melhor ter o que você já usa e está acostumada. Leve chinelos, um roupão de banho, artigos de higiene pessoal. Leve um walkman para ouvir suas músicas favoritas ou algumas revistas para ler e manter sua mente ocupada enquanto espera.

Após a Cirurgia
Quando você acordar da anestesia você deverá estar com dor. Diga a enfermeira como está a sua dor para que possa ser medicada corretamente. A volta da anestesia geralmente nos faz ficar com muito frio, peça por cobertores se isto acontecer. Você provavelmente sentirá um desconforto na garganta por causa do tubo que é colocado em sua boca durante a cirurgia. Se os sintomas piorarem converse com a enfermeira e o médico.

Você poderá ter náuseas:
Infelizmente, náuseas e vômito no pós-operatório são comuns. Se esta é sua primeira experiência com uma cirurgia, ou simplesmente a primeira vez que você acorda “enjoada”, chame a enfermeira quando perceber que está assim o mais breve possível. Além disso, se você perceber que vai vomitar, tente chamar a atenção de alguém, eles irão te dar uma bacia e te ajudar a sentar se for preciso.

Você se sentirá desconfortável:
Quanto ? Ninguém poderah dizer. Isso vai depender de quanto é a sua tolerância a dor, mas também do que exatamente foi feito durante o procedimento cirúrgico. Sua dor vai provavelmente limitar suas ações no abdômem.

É possível que você tenha dor nos ombros:
Isto acontece devido ao CO2 que ficou preso abaixo do seu diafragma.
Esta irritação vai para os ombros, você poderá não sentir nada ou uma leve dor ou uma dor muito forte. A dor irá gradualmente diminuindo conforme o gás for sendo absorvido pelo seu corpo e consequentemente expelido. Isto pode demorar umas 48 horas.

Você ficará inchada:
O inchaço, após a cirurgia deverá ser esperado. Isto acontece devido ao CO2 que o cirurgião usou, mas isto faz parte do processo de recuperação. A dor varia, pois depende de quanto CO2, o médico tirou antes de fazer os pontos. Peça a eles para tirarem o máximo possível. Andar ajudará o seu organismo a se livrar do excesso de gás.

Você poderá ter algum sangramento vaginal:
Isto provavelmente será o equivalente a um fluxo menstrual leve. Prefira usar absorventes externos do que absorventes internos. Deverá acabar em poucos dias. Se o fluxo se tornar muito forte ou se você ficar preocupada com isto então cheque com seu médico.

Remédio para dor:
Seu médico deverá te dar alta e prescrever uma medicação com uma receita médica, ou liberar você sem receita médica, podendo usar algum medicamento sem necessidade de receita. Em ambos os casos, se o medicamento para dor não estiver aliviando a dor, entre em contato com ele e peça por um medicamento mais forte. Não há necessidade de sentir dor. Não há problema se você pedir, antes da cirurgia, afim de ficar preparada.

Problemas intestinais:
Constipação é comum após a Laparoscopia.

Pontos:

Muitos hospitais agora usam pontos que se dissolvem no organismo, mas às vezes, por alguma razão eles não se dissolvem. Se após 7-10 dias você ainda sentir os pontos incomodando ou apertando, visite o seu médico.

Recuperação
Pelos primeiro 2 ou 3 dias seguintes a cirurgia, muitas mulheres se sentem cansadas ou debilitadas. Durante este período, tenha alguém que possa ficar com você – um parente ou uma amiga.

Nas primeiras 2 semanas após a cirurgia o seu médico pode pedir que você não dirija e nem tenha relação sexual, banho de banheira, ducha vaginal ou pratique natação.

Não espere muito de você mesma nos primeiros dias. Você deverá se sentir cansada e precisará tirar muitas sonecas. Entretanto, se estiver apta para andar, ande. Isto ajudará você a se recuperar rapidamente.

Passe as primeiras 24 horas descansando ou dormindo o máximo possível. Descanse na posição mais confortável. Colocar as pernas para cima com a ajuda de travesseiros poderá ajudar. Se precisar, peça ajuda para se sentar – os músculos do estômago estarão sensíveis e doloridos. Tenha um copo de água do seu lado com um canudo flexível ao alcance das mãos, pois assim você não terá que pedir ajuda a toda hora.

Quando ligar para o médico?

Se ocorrer uma hemorragia. Geralmente, quando um absorvente se encharca em 1 hora.
Se o seu umbigo começar a avermelhar, ou ter alguma secreção.
Se você tiver febre de 38 C ou mais alta.
Se você sentir dores extremas no pós-operatório.
Se você tiver algum sintoma o qual te faça sentir aflição ou agonia.

A coisa mais importante é ir com calma, e não pedir demais de você mesma. Sua recuperação poderá ser mais fácil se você cuidar de você e não tentar fazer as coisas apressadamente.

Primeira mesntruação após a cirurgia
A experiência da primeira menstruação pode ser dramática. Se o seu fluxo for mais doloroso, longo ou mais do que o habitual, não entre em pânico. A recuperação interna leva tempo. Por isso o seu primeiro fluxo pode ser doloroso. No entanto converse com seu médico, se você está preocupada com as dores ou se a dor for muito severa.

Converse com outras mulheres
Conversar acerca da experiência de cada uma pode ser benéfica. A informação acaba sendo valiosa para todas e principalmente para aquelas que irão enfrentar a cirurgia pela primeira vez."


Cas,
Super legal!!! Posso postar em outra comu? Achei o texto de fácil entendimento e acredito que isso será útil para outras portadoras...

Abs
Bissi
Logged

cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #6 on: October 01, 2008, 02:32:15 AM »

Bissi, fique muito a vontade para copiar e passar adiante qualquer texto ou artigo que eu tenha trazido para o Forum. Informacao eh quase tudo ! E assim muito mais mulheres poderao 'aprender' sobre a endo. bjs
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
Bissi
Full Member
***

Karma: +1/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 100



« Reply #7 on: October 02, 2008, 12:36:27 AM »

Bissi, fique muito a vontade para copiar e passar adiante qualquer texto ou artigo que eu tenha trazido para o Forum. Informacao eh quase tudo ! E assim muito mais mulheres poderao 'aprender' sobre a endo. bjs


Valeu CAS,
Informação nunca é demais!!!
Vou postar...

Bjos
Bissi
Logged

By@RJ
Hero Member
*****

Karma: +7/-5
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 1036


EndoAmigas/RJ. Grupo de apoio a portadoras de endo


WWW
« Reply #8 on: October 04, 2008, 09:09:15 AM »

Olá meninas! Qto a recuperação da vídeo, como disse a Gisele, é tranquila. Diferente da laparotomia (cirurgia de barriga aberta), a recuperação da laparoscopia é mto mais rápida e tranquila. Por isso mesmo é preciso mto cuidado p/não abusar! rs. A gente acha que já está boa pq não sente mta coisa, mas é preciso cumprir o prazo de recuperação direitinho que, como disse a Gisele, geralmente é em torno de 15 dias.
Mas, fique tranquila pq seu médico irá lhe indicar este tempo certinho antes de vc fazer a sua!  Wink
Boa sorte p/vc!
BjÔ!!!  Kiss
Logged

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #9 on: November 03, 2008, 11:37:57 PM »

subindo para as que irao passar por cirurgia !
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« Reply #10 on: November 12, 2008, 09:47:18 PM »

subindo para as que irao passar por cirurgia !
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
verinha
Jr. Member
**

Karma: +0/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 54



« Reply #11 on: November 25, 2008, 10:41:23 AM »

Olá meninas. Estou aqui só para que o tópico fique no topo. Achei ele muito importante!!!

subindo...
Logged
Bin@
Full Member
***

Karma: +1/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 233



« Reply #12 on: November 25, 2008, 11:28:17 AM »

Já segui todas as recomendações... Só falta cumprir o preparo intestinal...
Meninas...
Vamos manter o tópico no topo, pois ele - como a Verinha disse - é muito importante...
Bjux
Logged

Bin@
Bin@
Full Member
***

Karma: +1/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 233



« Reply #13 on: December 03, 2008, 08:29:36 PM »

UP Wink
Logged

Bin@
Lu-lu
Full Member
***

Karma: +0/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 153


« Reply #14 on: December 11, 2008, 02:29:12 PM »

Eu já tinha visto este texto em algum lugar do mundo virtual, e achei ótima as dicas.... espero que quando chegar a minha vez, eu me lembre de tudo que andei lendo!!! rsrsrs
Logged
Pages: [1] 2 3   Go Up
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1 RC3 | SMF © 2001-2006, Lewis Media Valid XHTML 1.0! Valid CSS!