Forum Endometriose - 2012, 2013 & 2014
August 01, 2014, 12:42:51 AM *
Welcome, Guest. Please login or registre.

Login with username, password and session length
News: NOVAS CATEGORIAS!!!!

Home   Help Search Login Register  
Pages: [1] 2   Go Down
  Print  
Author Topic: As diferenças entre as pílulas anticoncepcionais  (Read 538706 times)
cas
Hero Member

"Bons amigos são bons para sua saúde."

« on: June 06, 2008, 10:02:05 AM »

Domingo, 13 de Abril de 2008
fonte: http://draflaviaaguiar.blogspot.com/2008/04/as-diferenas-entre-as-plulas.html

"A descoberta da pílula, sem dúvida, proporcionou uma mudança radical no comportamento e no estilo de vida da mulher, permitindo-lhe planejar a quantidade de filhos e o momento de tê-los, além de possibilitar sua inserção no mercado de trabalho e em atividades outrora privativas dos homens. Mas nós queremos mais. Queremos anticoncepção aliada a outros benefícios. E é justamente isso que as pílulas modernas fazem. Então vamos entender melhor essas vantagens.

As pílulas mais usadas são as que contêm dois tipos de hormônios: estrogênio e progesterona.

A dose do estrogênio e o tipo de progesterona variam e são responsáveis tanto pelos efeitos colaterais quanto pelos efeitos benéficos. O estrogênio é sempre o mesmo: etinilestradiol (EE).

As pílulas das nossas mães continham 100 µg de EE e por isso elas ganhavam peso e tinham muitos enjôos. Hoje, com o avanço da ciência, aliada à técnica farmacológica, conseguimos reduzir a dose do EE para até 15 µg, mantendo a mesma eficácia contraceptiva.

Quanto à dose do EE (estrogênio é sempre o mesmo: etinilestradiol ), temos pílulas de:

-média dosagem (35 µg),
- baixa dosagem (30 e 20 µg) e
- ultrabaixa dosagem (15 µg).

Nem sempre as pílulas de 15 µg são as melhores, pois muitas mulheres apresentam “sangramentos de escape” mais frequentemente com essa dose bem baixinha, e a adaptação pode ser mais demorada.
É ótimo para adolescentes e para aquelas que tiveram efeitos colaterais com doses habituais (ganho de peso, náuseas, dores de cabeça e dores mamárias)."

" É fácil saber qual dose você está tomando. É só olhar na embalagem. Outra diferença é quanto ao regime de tomada, já que as pílulas de 15 µg apresentam um regime de 24 dias de tomada e 4 dias de pausa (24/4), diferente da maioria, cujo regime é 21 dias de tomada e 7 dias de pausa (21/7). A única excessão é a pílula Yaz, que contém 20 µg, mas também apresenta esse regime 24/4.

A progesterona é a responsável pela diferença nos efeitos adicionais dos anticoncepcionais.

Uma das primeiras progesteronas utilizadas, e que se mantém no mercado até hoje, é o levonorgestrel, presente no Microvlar, Ciclo 21, Level. Trata-se de um progestágeno com ação mais androgênica, ou seja, mais similar aos hormônios masculinos.
Com isso, em algumas mulheres predispostas, pode haver mais oleosidade da pele, acne e excesso de pêlos; em contrapartida, pode ser uma boa combinação quando se trata de queda da libido pelo uso de pílulas.

Logo depois tivemos o desenvolvimento do gestodeno e do desogestrel, presente em uma infinidade de anticoncepcionais:

Gestodeno
– Femiane,
- Harmonet,
-Diminut,
-Micropil,
-Tamisa 20 e 30,
-Ginesse,
-Gynera, etc....

e Desogestrel:
-Mercilon,
-Mercilon conti,
-Gracial,
-Femina,
-Primera 20 e 30,
-Minian, etc.

São ótimas pílulas, bem toleradas pela maioria das mulheres, mantendo-se intermediárias em relação à ação androgênica, bom controle de peso e boa ação na pele. Associam-se a 20 ou 30 µg de EE.

A associação com 15 µg encontra-se nas pílulas Siblima, Mirelle, Minesse, Adoless, Mínima, Alexa.

Um progestágeno mais antigo e presente em várias pílulas em combinação com 35 µg de EE é o acetato de ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis).
Tem uma ação anti-androgênica bem mais potente, por isso é muito usada (mas não exclusivamente) por mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos, onde as manifestações de acne, oleosidade de pele e excesso de pêlos são mais exuberantes."

"Como muitas mulheres se queixam de inchaços e ganho de peso com os anticoncepcionais, foi desenvolvida uma progesterona com ação anti-androgênica potente e ação diurética concomitante: a drospirenona, presente no Yasmin, Yaz e Elani ciclo.

A proposta é ótima ação na pele com boa manutenção de peso. A diferença é que Yasmin e Elani ciclo vêm combinadas com 30 µg de EE num regime de 21 /7 e o Yaz vem combinado com 20 µg de EE em regime de 24 /4.

Outra novidade no mercado é a progesterona clormadinona, presente no Belara. A proposta é uma boa ação anti-androgênica, com visíveis benefícios na pele sem alteração na libido. Vem associada a 30 µg de EE.

Todas as pílulas melhoram a quantidade de fluxo menstrual e cólicas. Algumas foram desenvolvidas especificamente para tratar Síndrome Pré-Menstrual, como Mercilon conti (além dos 21 comprimidos, apresenta mais 7 comprimidos com dose baixa (10 µg) de EE, evitando a variação hormonal brusca do período, melhorando os sintomas) e Yaz ( no regime de 24 dias, a drospirenona acaba agindo no organismo nos 4 dias de pausa, melhorando os sintomas).

Como vocês podem ver, há pílulas para todos os gostos e tipos de organismo, por isso aquela que serve para sua vizinha nem sempre é a melhor para você.

Para decidir qual é a melhor opção, discuta com seu médico os aspectos de pele, libido, cólicas, sintomas pré-menstruais e efeitos colaterais com uso de pílulas anteriormente e, pesando-se bem todos os efeitos, você vai encontrar uma que se adapta muito bem ao seu organismo."

Boa sorte e ótima semana!
Postado por Dra. Flávia Aguiar às 18:14:00

"Os artigos e discussoes postados tem apenas propósitos educacionais e de interacao entre as portadoras de endometriose. Portanto, não pretendem em hipótese alguma substituir uma consulta médica; as informações aqui contidas são de caráter geral. Lembrando que nesta comunidade, os membros são formados em sua maioria por leigos na medicina. Se você tiver qualquer problema com sua saúde, ou duvidas em relacão ao seu tratamento consulte um médico de sua confiança."

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
By@RJ
Hero Member

EndoAmigas/RJ. Grupo de apoio a portadoras de endo

« Reply #1 on: January 07, 2009, 10:16:15 AM »

Excelente artigo Cas! Cheesy

BjÔ

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
marcia.aloe
Newbie
*

« Reply #2 on: January 21, 2009, 10:39:51 PM »

Excelente artigo Cas! Cheesy

BjÔ

otimo esclarecimento da dr. flavia
poderia tirar uma duvida, ? estava usando o tamisa 20 e percebi que estava passando muito mal, tenho labiritinte e percebi que nao conseguia nem dirigir, pois piorava muito, será que para mim anticoncepcionai é contraindincado
By@RJ
Hero Member

« Reply #3 on: January 21, 2009, 11:37:52 PM »

Márcia.
O melhor a fazer é entrar em contato com seu doc já. Não sei se o fato de vc ter labirintite pode modificar alguma coisa na medicação, mas é sempre bom consultar Wink

Não deixe p/depois!

BjÔ 

By@RJ
EndoAmigas/RJ. Cadastre seu e.mail e receba informações sobre Endometriose. endoamigasrj@yahoo.com.br
kique
Jr. Member
**

« Reply #4 on: January 22, 2009, 03:16:23 PM »

EXCELENTE ! TÓPICO CAS

Kiss

Kique/RJ -na luta contra endometriose!
Masinha
Newbie
*

« Reply #5 on: February 03, 2009, 12:40:58 PM »

Será q vcs podem tirar minha duvida.....?
 Tomava o Yasmin a 3 anos, mas nesse ultimo mês, terminei a cartela de Yasmin, fiz a pausa de 7 dias e qdo fui comprar novamente, preferi comprar o Tamisa 20, pq no momento ñ posso mais ficar comprando o Yasmin q é maravilhoso, mas o valor, atualmente é pesado para mim.
 Comecei a tomar o Tamisa, normalmente, no oitavo dia, cm se fosse o Yasmin, mas tenho medo dessa troca ñ ser boa, ou ser errada.
 Fiz certo em continuar a tomar normalmente, msm sendo outro remédio?Vai continuar me protegendo de uma gravidez indesejada?
  Sei q o certo msm era ter ido no meu médico antes, mas estou apertada no momento e ñ gosto da rede publica.

Mah
By@RJ
Hero Member

« Reply #6 on: February 04, 2009, 09:38:48 AM »

Olá Marsinha.

Vc mudou seu medicamento por conta própria??? Me desculpe, mas nada justifica isso. Não estou aqui p/te julgar, mas o que vc fez foi perigoso e podia ter feito mal a vc. Estou realmente falando p/seu bem. Troca de pilulas inticoncepcionais sem o acompanhamento médico pode ser mto perigoso p/sua saúde! Vc deveria sim ter comunicado ao médico. Poderia ter ligado, se fosse o caso.

Sei que o yasmin não é um medicamento barato, mas se seu doc indicou, deve ter um motivo. Qual a composição do yasmin? Qual a composição do Tamisa? São parecidos? Estão na mesma classe de pilulas? Essas são perguntas que não temos como responder, somente o doc, e é por isso que eles receitam pilula "x" e não "y". Não é uma escolha aleatória. Td depende do seu organismo.

Não estou aqui falando da escolha entre laboratórios, sabemos que isso tb existe, mas sim, de escolha de composição do medicamento. Isso, não podemos entender. Por isso o médico é fundamental. E, por mais que saibamos qual composição o medicamento tenha (é só ver na bula), como iremos saber se aquela composição é a indicada p/nosso caso?

Entenderam a complexidade do assunto? Pessoal, estamos falando de saúde!

Vc pergunta se fez certo tomar normalmente mesmo sendo outro remédio. Lhe respondo que não, já que o fez sem o devido acompanhamento médico.

Seja de que maneira for, mas entre em contato com seu médico, nem que seja por telefone. É sua saúde que está em jogo. Wink

Paz e bem p/vc.

BjÔ

By@RJ
Masinha
Newbie
*

« Reply #7 on: February 05, 2009, 12:27:33 PM »

ESKECI DE INFORMAR QUE MINHA GINE, QDO ME RECEITOU O ANTICONCEPCIONAL, ELA ME PASSOU O TAMISA 20 OU O YASMIN, POIS TINHA RECLAMADO CM ELA Q SENTIA MT COLICA, ENTÃO ELA DISSE Q UM DESSES DOIS SERIA BOM P DIMINUIR AS COLICAS, MAS ALGAND Q O YASMIN NESSE ASPECTO AINDA SERIA MAIS EFICAZ.............

ENTÃO ELA ME RECEITOU SIM O REMEDIO Q ESTOU TOMANDO, SÓ GOSTARIA DE SABER SE ESTA CERTO TROCAR NORMALMENTE, OU TERIA Q TER FEITO DE OUTRA MANEIRA......................

Mah
By@RJ
Hero Member

« Reply #8 on: February 05, 2009, 04:52:37 PM »

Masinha. Então sua doc lhe receitou um ou outro? Foi isso?  Huh?

Bom, de qualquer maneira, acredito que o melhor a fazer seja entrar em contato com ela e contar o ocorrido. Wink

BjÔ p/vc

By@RJ
cas
Hero Member

"Bons amigos são bons para sua saúde."

« Reply #9 on: February 05, 2009, 09:11:20 PM »

Huh?

Masinha, querida... lembrando nao ha medicas entre nos, ok.

Se a sua medica lhe indicou um ou outro AC - o que ja eh estranho - marque consulte e relate o que esta acontecendo. Trocar experiencias e relatos pela net eh legal... mas duidas como esta so com sua medica mesmo. Sua saude eh jogo, nao vale a pena ir pelo achismo.

Abracao, Cas

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
mary coelho
Newbie
*

« Reply #10 on: December 13, 2009, 05:04:08 PM »

Oi gente tudo bom? Adorei o artigo, me respondeu várias dúvidas. Duas perguntinhas, se alguém puder responder, agradeço!

Eu uso o NORDETE [ levonorgestrel 150mg/ etinilestradiol 30mg] há alguns anos, mas por alguns periodos eu parei de tomar. Na primeira vez, não tive nenhum problema com ele, nem peso, pele ou humor, nada. Mas agora, quando recomecei, comecei a ter alterações de humor [irritação lá em cima Angry]. Associei ao remédio, mas não tenho certeza. Pode ser ele o motivo??

Tentei tomar o Mínima [ gestodeno 60 mg/ etinilestradiol 15mg] em um desses períodos que parei com o Nordete, mas comecei a ter muitas espinhas e oleosidade na pele. Também associei ao remédio. Só que agora vi aqui que ele tem a dosagem mais baixa de estrogênio no mercado, então não era para ter essa reação, certo? Será que eu me enganei e foi outra razão que trouxe a oleosidade??

Se puderem responder por aqui ou pelo email maryblat3@hotmail.com , agradeço. Obrigada!
jobb@@
Newbie
*

« Reply #11 on: May 17, 2010, 05:54:41 PM »

Tenho 22 anos e tomo anticoncepcionais há uns 6 anos. A maior parte do tempo, em torno de uns 5 anos, tomei o Allestra 20, mas como queria melhorar a pele, diminuir a oleosidade, mudei para o Diane 35.

Há 2 meses, por um problema de baixa de imunidade, minha médica me receitou o Elani 28. Ela me deu 2 cartelas para tomar consecutivamente. Estou há uma semana de terminar a segunda cartela. Só que notei uma perda drástica de libido e conseqüentemente de lubrificação nas relações.

Pensei em retornar ao Diane e 'agüentar' as cólicas que eu tinha e um fluxo consideravelmente maior do que quando tomava o Allestra.

O senhor tem alguma dica?

Irei na médica na semana que vem, mas é apenas para verificar se minha 'queixa' tem fundamento.

Aguardo.

Obrigada
nanica
Newbie
*

« Reply #12 on: June 25, 2010, 10:21:43 AM »

Ola gente,

Gostaria de perguntar algo a Cas e a quem puder ajudar.
Fiz a videolaparoscopia para tratar endometriose ha quase 20 dias e, agora, minha médica receitou 6 meses de anticoncepcional. No meu caso, foi indicado o Cerazette, que é uma "mini-pílula", pois tem uma dose hormonal menor.
Entretanto, tenho enxaqueca (embora há tempos nao tenha crises) e estou com medo dos efeitos colaterais da progesterona. Como nao posso tomar estrógeno, é o jeito.
Se vcs tiverem informações sobre esse medicamento e dicas para amenizar os sintomas, agradeço!

bjsss
Maalu
Newbie
*

« Reply #13 on: June 28, 2010, 12:09:52 PM »

Tenho 35 anos e tomo a píluma Tamiza 30 há 5 anos. Falei com a minha ginecologista que gostaria de usar um novo método para não ter mas mestruação, pois tenho muitas cólicas e muitas dores de cabeça ela me disse que posso tamar a pílula direto sem o intervalo de 7 dias. Fiquei preocupada, porque já ouvi falar que isso não é recomendado. Alguém sabe sobre o assunto?? Preciso de ajuda.
Eliana Marchezam
Newbie
*

« Reply #14 on: January 03, 2011, 11:33:30 AM »

Olá, tenho 44 anos estou na segunda cartela do Elani 28, só que a 15 dias não para de vir aquele borra marrom, será que com o  Cerazette isso aconteceria?, devo mudar ou continuo até parar esse sintoma, abraços.
Pages: [1] 2   Go Up
  Print  

Jump to: