Forum Endometriose - 2012, 2013 & 2014
October 23, 2014, 07:18:38 AM *
Welcome, Guest. Please login or registre.

Login with username, password and session length
News:    

 
   Home   Help Search Login Register  
Pages: [1]   Go Down
  Print  
Author Topic: Analogos do GnRH - Zoladex, Lupron, Lectrun - Informacoes gerais  (Read 19398 times)
cas
Hero Member
*****

Karma: +7/-4
Offline Offline

Posts: 1353


"Bons amigos são bons para sua saúde."


« on: February 06, 2007, 07:38:38 PM »

Meninas
A maioria de nós que começa o tratamento com os agonistas, ou análogos - Zoladex, Lectrun, Lupron, não sabem como estes medicamentos atuam em nosso organismo e como podem trazer os tais "famigerados" efeitos colaterais.

Junto com o tratamento dos análogos é possível tomar pílulas que ajudam a amenizar estes efeitos colaterais. Perguntem ao medico de vocês, pois realmente ajuda muito.

Claro, que cada caso é um caso, e que muitas portadoras não sofrem com os efeitos, mas a grande maioria não só caminha com a endo mas junto com o tratamento, padece com as ondas de calor e as demais consequências do medicamento. E ainda em muitos casos, a menstruação não pára de descer, apesar dos análogos.

Conversar com nosso médico ainda é a melhor saída, e muitas vezes temos que passar por segundas e terceiras opiniões, até acharmos um profissional humano e especializado, que nos dê a atenção necessária, tanto física como emocional.

Persistir e continuar a caminhada com a endo exige coragem, apoio e força que muitas de nós encontra somente aqui. Sem os foruns, as comunidades de endometriose para desabafar, chorar, pedir ajuda, contar as boas novas e se alegrar juntas... seria mais difícil ainda!

Desejo a cada uma de nós, um tratamento que traga resultados e que nos permita ter uma qualidade de vida melhor. Sempre digo que caminhar com a endo não é fácil, mas possível ! Com a graça de Deus e Seu consolo diário nos encorajando a cada dia.

Abaixo um texto sobre os análogos, para nos ajudar a entender mais um pouquinho sobre este medicmentos, que são os mais usados hoje em dia no tratamento para endometriose.

Abraços com carinho !   

Agonistas do GnRH Zoladex, Lupron, Lectrun
Fonte - http://www.gineconews.org/jornal/2000/julho/julho2000_15.htm

"O emprego dos agonistas do GnRH, levará a um bloqueio completo do desenvolvimento do óvulo, da produção de estrogênio e do ciclo menstrual. Efetivamente, ocasiona a "menopausa" pelo tempo em que for usado como tratamento e, sem a estimulação do estrogênio, a endometriose atrofia e se torna inativa.

Exemplos de agonistas do GnRH incluem: goserelina, nafarelina, buserelina e leuprorelina. São todos dados por via injetável ou por aerossol nasal.

Os agonistas do GnRH são eficazes em aliviar sintomas em 80-90% dos pacientes e o melhor efeito se faz em pequenas áreas de endometriose. Embora os endometriomas ovarianos regridam cerca de 20%, a cirurgia permanece o tratamento ótimo para a doença mais severa. Estudos que viram a eficácia dos agonistas do GnRH verificaram que o benefício é comparável ao das outras formas de tratamento clínico."   

Os agonistas do GnRH funcionam baixando os níveis estrogênicos e os principais efeitos colaterais do tratamento se devem a isto:

fogachos ou ondas de calor,
redução da libido,
ressecamento vaginal,
sintomas emocionais,
depressão e cefaléias.

Seria o equivalente a passar pela menopausa por um tempo curto. O outro problema principal que limita períodos mais longos de uso, acima de 6 meses, é a perda da massa óssea, com perto de 5-6% de redução da densidade óssea na coluna. Isto é completamente revertido em 9 meses depois da suspensão do tratamento.

Agora há boas evidências de que o uso de terapêutica de reposição hormonal acrescentada seja eficaz em prevenir a perda óssea e os desagradáveis efeitos colaterais do tratamento com GnRH.

A TRH - Terapêutica de Reposição Hormonal usada pode ser estrogênio/progestágeno cíclicos, contínuo, ou a tibolona. Pode ser iniciada ao mesmo tempo que o agonista do GnRH e não diminui o efeito deste. Poderia parecer surpreendente que o uso de reposição estrogênica não desfaça o efeito do GnRH, mas parece haver um nível de estrogênio em que a endometriose será estimulada, e a TRH não alcança aquele nível, mas é suficiente para prevenir os efeitos colaterais."
Logged

Cas
Comunidade "Endometriose Sem Limites"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=2207951
clara_anita_MOS
Newbie
*

Karma: +1/-0
Offline Offline

Gender: Female
Posts: 46

Paz e amor


« Reply #1 on: January 19, 2008, 02:38:59 AM »

Sem querer criticar, mas cuidado.
Se tomar hormônios(pírulas de estrógenos e progestágenos) durante uso de análogos do GnRH, neutralizarão seus efeitos terapêuticos também.
Ou seja, diminui efetividade do tratamento, que é objetivo principal, bloqueando, que os hormônios sejam captados pelas membranas celulares alvo(Gônadas, células endometriais,endométrio, glandulas mamárias, próstatas no homem, endometriomas,...).

Já se está pagando caro pelo medicamento. Se usar pírulas, junto, vai neutralizar efeito do primeiro, e põe por terra todo tratamento.
Logged

skype=  anita246omomo
e-mail=  anita_m_o@ig.com.br
Pages: [1]   Go Up
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1 RC3 | SMF © 2001-2006, Lewis Media Valid XHTML 1.0! Valid CSS!