RESISTÊNCIA - IMPRATICABILIDADE

"O cliente insiste em lembrar para você que ele vive no mundo real e lida com problemas reais. Acho que já ouvi mais de um milhão de vezes essa frase sobre o mundo real - de vez em quando, fico me perguntando onde é que os clientes pensam que os consultores vivem".
BLOCK, Peter. Consultoria: O Desafio da Liberdade. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.BLOCK.1991.p.147.

 

CLIENTE - APRENDIZAGEM EMOCIONAL

"A aprendizagem emocional é desejável e necessária para mudança de atitudes e suas consequências no comportamento da pessoa, em termos de atuação e eficiência. O envolvimento emocional, a conjugação de informações e experiências e sua incorporação por via intelectual e emocional, pensando e sentindo, analisando, raciocinando e expressando sentimentos, num misto de lógica e ingenuidade, permitem "insight" e concientização que modificam percepções, conhecimentos e sentimentos, mudando igualmente a predisposição para agir".
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento Interpessoal: Leituras e Exercícios de Treinamento em Grupo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos Científicos, 1978.MOSCOVICI.1978.p.VII.

 

EFICIÊNCIA

"A eficiência é o meio: baseia-se no método, no procedimento, na rotina e no caminho para se chegar a alguma coisa. O bom método, a boa rotina e o procedimento adequado ao aumento da eficiência. O caminho adequado para chegar a alguma coisa aumenta a eficiência. Fazer bem as coisas, utilizar métodos, procedimentos e rotinas conduz à eficiência...".
CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando Pessoas: O Passo Decisivo para a Administração Participativa. São Paulo: Makron Books, 1994.CHIAVENATO.1994.p.131.

 

MÉTODOS - QUADRO DISTRIBUTIVO DO TRABALHO (QDT)

"É a ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada área, especificando quanto tempo é gasto por cada um dos funcionários na atividade total e individual".
BALLESTERO Alvarez, Maria Esmeralda. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.BALLESTERO.1991.p.302.